Retorno da Arlequina (Margot Robbie) de Esquadrão Suicida, Aves de Rapina é o primeiro grande lançamento da Warner Bros./DC em 2020. Para preparar você, detalhamos, no vídeo acima e na lista abaixo, tudo o que já sabemos sobre o filme.
Trama e sinopse
O nome completo do longa é Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa e esse é exatamente o tom do primeiro trailer. Muita Arlequina e muita emancipação feminina. Emancipação significa libertação, independência, e é exatamente isso que a Harley Quinn está buscando.
Bem no comecinho do trailer, ela conta que o seu relacionamento com o Coringa acabou. Pela primeira vez em muito tempo, ela se vê livre de um relacionamento abusivo. E nessa jornada ela conhece outras mulheres em busca de libertação (ou vingança).
A Warner divulgou a sinopse oficial da produção:
“Você já ouviu aquela piada sobre a policial, a cantora, a psicopata e a princesa da máfia? Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa é um conto distorcido narrado por Harley, como só ela poderia contar. Quando o mais terrível e narcisista vilão de Gotham, Roman Sionis, e seu braço direito, Zsasz, começam a caçar uma jovem chamada Cass, a cidade é virada de cabeça para baixo em busca da garota. Os caminhos de Arlequina, Caçadora, Canário Negro e Renee Montoya se encontram e o quarteto improvável não tem escolha a não ser se unir para derrubar Roman”.
Personagens
Vão se formando as Aves de Rapina. Começando pela Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell). No primeiro trailer, ela aparece cantando no bar e já dá um gostinho do Grito da Canário, o seu ataque de voz ultrassônico.
Também estão no time a Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), que nos quadrinhos é uma vigilante que sofreu abuso no passado e aprendeu a se defender para acabar com os responsáveis: a máfia. E Renee Montoya (Rosie Perez), uma detetive que é abertamente lésbica e ganhou destaque nos quadrinhos na fase dos Novos 52 quando assumiu a identidade de Questão.
Outra personagem que aparece com o grupo é Cassandra Cain (Ella Jay Basco), que nos quadrinhos foi treinada para se tornar uma das maiores assassinas do mundo.
Vilões
É possível que justamente Cassandra Cain seja um dos elos entre as Aves de Rapina, já que o primeiro trailer mostra ela sendo resgatada por Arlequina. Mas de quem ela está sendo resgatada?
Pela prévia, parece que o grande vilão é mesmo Máscara Negra (Ewan McGregor). Nos quadrinhos, ele é originalmente conhecido como Roman Sionis e é um antigo amigo de infância do Bruce Wayne. Depois de problemas financeiros, ele decide assumir a sua identidade vilanesca e eventualmente se torna chefe do crime de Gotham. No trailer o vilão ainda não aparece usando a sua famosa Máscara Negra - a maior referência é quando a gente aparece surtando na frente de um quadro que mostra uma pessoa com o rosto coberto. Nos quadrinhos, essa máscara é feita de madeira do mausoléu da família Sionis. Em uma das lutas do Máscara Negra com o Batman, essa máscara pega fogo e desfigura seu rosto. Se for para algo parecido acontecer em Aves de Rapina, é bem possível que Arlequina e Cia. é que sejam responsáveis por desfigurá-lo, ainda mais por ele demonstrar um comportamento bem abusivo. Dá para especular inclusive que ele foi responsável pelo abuso da Caçadora, o que seria mais um ingrediente para unir esse grupo inusitado.
Do lado de Máscara Negra está Victor Zsasz (Chris Messina). Nos quadrinhos, ele é um assassino sádico que a cada morte deixa uma marca no próprio corpo.
Mudanças
Desde do título, que fala da fantabulosa emancipação da Arlequina, fica claro que essa não é a mesma Harley Quinn de Esquadrão Suicida. O melhor exemplo disso está nas tatuagens da vilã.
Em Esquadrão Suicida ela tem um J de Joker (Coringa em inglês) no braço. Já em Aves de Rapina esse J se transforma na cauda de uma sereia. O que por sua vez remete a Sereias de Gotham, o grupo dos quadrinhos formado por Arlequina, Hera Venenosa e Mulher-Gato.
As artes nas pernas de Harley também sofreram algumas modificações. É possível perceber que algumas homenagens ao ex foram cortadas, riscando o apelido carinhoso do Coringa, pudinzinho, em duas tatuagens, a que diz "I love puddin" ("eu amo pudinzinho") e outra que estava escrito "Harley + Puddin" ("Arlequina + Pudinzinho"). Outra tatuagem ganhou uma transformação, virando Copo de Puddin, mas o coraçãozinho com as iniciais P + H foi mantido, o que fez muita gente especular que seja uma alusão a Pamela Isley, o outro nome da vilã Hera Venenosa. Além do romance nos quadrinhos, as duas tem uma amizade importante desde a animação Batman: A Série Animada, em que Arlequina foi criada, com Hera Venenosa sendo responsável por incentivar a libertação de Harley do Coringa.
Referências
O primeiro trailer também mostrou que Aves de Rapina está cheio de referências a cultura pop. A mais emblemática certamente é o aceno ao filme Os Homens Preferem as Loiras, no qual Marilyn Monroe canta a famosa “Diamonds Are A Girl's Best Friend”. Cena que também já foi adaptada por Madonna no clipe de “Material Girl”. A grande diferença da versão de Arlequina é que ao redor dela não estão homens de smoking, mas capangas usando máscaras negras.
No trailer também aparece uma hiena, outra menção a Batman: A Série Animada. Na animação dos anos 1990, porém, a vilã tinha duas, chamadas Bud e Lou, uma homenagem ao duo cômico Abbott e Costello.
Outra referência é de A Piada Mortal. Arlequina aparece com um chapéu que lembra o de Coringa na HQ. E no final do trailer, na cena da grande explosão, Arlequina caminha para longe da Ace Chemicals, onde nasceu o icônico vilão do Batman.
Ficha Técnica
Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa tem roteiro de Christina Hodson, que assina Bumblebee, e direção de Cathy Yan, que faz a sua estréia em um filme de grande orçamento, além dos figurinos desenhados por Erin Benach, responsável também por Drive e Demônio de Neon, e direção de fotografia do Matthew Libatique, que é parceiro de longa data do Aronofsky, sendo indicado ao Oscar por Cisne Negro e também por Nasce Uma Estrela.
Estreia
Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa estreia no Brasil em 6 de fevereiro de 2020.
Para maiores?
Segundo informações da Variety, Aves de Rapina pode ter classificação indicativa para maiores, já que a Warner está investindo nesse formato após o sucesso de Coringa. Apesar disso, vale lembrar que a classificação no Brasil só é divulgada próximo ao lançamento e o longa pode ter uma classificação diferente, para 16 anos, por exemplo.