Seis anos depois da separação, muitas adversidades e contratempos, um dos alicerces do gênero punk pop, Blink 182, finalmente retorna com um disco de inéditas.
Quando os integrantes declararam um "hiato por tempo indeterminado" no começo de 2005, o guitarrista Tom DeLonge partiu para a estrada com a sua nova banda, Angels & Airwaves. O baterista Travis Barker, por sua vez, continuou tocando ao lado de Mark Hoppus no +44. Mas além da separação da banda, um fato que deixou os músicos muito abalados foi a morte de Jerry Finn, produtor responsável pelos álbuns mais célebres do Blink-182. Ainda assim, o clima entre os três músicos continuava estranho e a situação só foi revertida quando Barker, ao lado do DJ AM, sofreu um acidente de avião em setembro de 2008, que resultou em quatro mortes e colocou o baterista em uma luta pela sobrevivência, além da previsão de que ele nunca mais voltaria a tocar.
Sua recuperação fez com que o trio de reaproximasse, reunindo-se para discutir a banda e "talvez" voltar a tocar. Foi esse "talvez" que iniciou o processo de construção de Neighborhoods (2011), algum tempo depois do Grammy 2009, quando o Blink-182 oficializou seu retorno. Sem Jerry Finn, a banda decidiu produzir o novo disco por conta própria, por sugestão de DeLonge, que teve uma experiência intensa produzindo o Angels & Airwaves. Ainda assim, o processo foi um pouco conturbado, misturando turnês e gravações, muitas vezes em estúdios separados, levando o selo Geffen Records a determinar um prazo final para o disco: em 31 de julho, todas as músicas deveriam estar nas mãos da gravadora.
Lançado lá fora no final de setembro, Neighborhoods é um disco que sobreviveu às provações e tem seu mérito por isso, mas não só. O álbum soa como um trabalho clássico do Blink - aliás, muito mais do que o seu predecessor, o álbum Blink-182 (2003).
O que temos aqui são aqueles mesmos quatro ou cinco acordes, as linhas de baixo simples, os mesmos refrões e linhas melódicas tão características da escola do pop punk. As diferenças deste disco em relação aos anteriores são singelas, mas muito interessantes, especialmente para quem já dedicou-se a escutar os discos do Blink com atenção.
Neighborhoods traz como inovação alguns timbres que não são típicos da banda, como sintetizadores e o baixo em algumas canções, mas que já eram usados por DeLonge em seu trabalho solo. Riffs mais elaborados e interlúdios instrumentais também são característicos deste novo disco.
Ainda que toda a banda tenha trazido alguma evolução em seus instrumentos, o grande destaque, como sempre, é o baterista Travis Barker. Com suas levadas funkeadas ou mesmo fazendo uma simples combinação de caixa e bumbo, Barker demonstra uma criatividade e sensibilidade acima da média de qualquer baterista nesse gênero. Ouça “After Midnight” e o primeiro single do disco, “Up All Night”, que sozinhas já fazem o disco valer a pena.
Assista ao clipe do Blink-182, "Up All Night"