Filmes

Crítica

Iris | Crítica

O diretor Richard Eire conseguiu tirar algumas das melhores atuações do ano de seus quatro atores

17.05.2002, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

Num casamento é a frase “até que a morte os separe” que antecede o aguardado beijo entre os noivos. Pode parecer um exagero, mas não me lembro de filme mais fiel a esta sentença do que Iris (idem, Inglaterra - 2001).

Estrelado por Judi Dench (Shakespeare Apaixonado, Chocolate) e Kate Winslet (Titanic) no papel título, a fita conta a história da escritora britânica Iris Murdoch. Mas é talvez na dupla Jim Broadbent (Moulin Rouge) e Hugh Boneville (Um lugar chamado Notting Hill), interpretando o inseparável e fiel marido e companheiro John Bayley, que o filme se diferencie de outras obras.

Num ótimo vai-e-vem no tempo, que nos transporta para o passado em que os dois se conheceram e o presente em que Iris descobre sofrer do Mal de Alzheimer, o diretor Richard Eire conseguiu tirar algumas das melhores atuações do ano de seus quatro pilares.

Dench e Winslet mostram fases diferentes da vida da escritora. Winslet é a jovem cheia de vida e carente por novas experiências. Dench mostra a autora mais calma, experimentada, mas não menos inteligente, que passa a perder os sentidos quando fica doente. Dos dois atores é difícil não dizer que eles parecem realmente ser a mesma pessoa. Meigos, solidários e completamente apaixonados por Iris. Não foi à toa que, com exceção de Boneville, todos foram indicados ao Oscar, prêmio que apenas Broadbent conseguiu levar para casa.

Nota do Crítico
Ótimo
Iris (2001)
Iris
Iris (2001)
Iris

Ano: 2001

País: Inglaterra, EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 90 min

Direção: Albert Maysles

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.