Filmes

Crítica

Todo Mundo em Pânico | Crítica

Rindo de si mesmo

06.10.2000, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H11

Uma obra pode ser reconhecida como um ícone pop a partir do momento que referências rápidas são facilmente identificadas. Pânico e Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, ambos escritos por Kevin Williamson, dirigidos por Wes Craven e estrelados por atores de quase 30 anos em papéis de adolescentes, trouxeram de volta a mania de ir ao cinema para se assustar, hábito meio esquecido pelos adolescentes desde os primeiros Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo (do mesmo Craven). Juntando gritos, muito bom humor e rostos (e corpos) bonitos, os filmes logo ganharam seqüências. Para confirmar o sucesso só faltava uma coisa: uma paródia. Agora não falta mais nada.

Todo Mundo em Pânico brinca ao extremo não só com os filmes já citados (suas maiores fontes de inspiração), mas também com a crença de que a globalização tenha chegado até os espectadores e levado a eles toda a cultura inútil necessária para entender suas piadas.

Por exemplo, é muito engraçado ver a loiraça Carmen Electra, famosa por participar da série televisiva mais vista no mundo - SOS Malibu (Baywatch) - correndo como se estivesse na praia californiana. A atriz não aparece na telona por mais de 15 minutos, mas rende ótimas piadas. Até mesmo sua vida pessoal, em que foi casada com o polêmico jogador de basquete Dennis Rodman, vira gozação.

Várias cenas reproduzem com perfeição os originais, talvez tenham sido filmadas nos mesmos sets, já que Pânico, Eu sei... e Todo mundo... são do mesmo estúdio, a Dimension. Mas não só os filmes de terror foram satirizados. Shakespeare in Love, Matrix, Titanic, Amistad, O Sexto Sentido, A Bruxa de Blair e até as séries de TV Dawson´s Creek e Buffy entram na brincadeira. Uma pena que a maioria dos brasileiros não tenha visto a premiada campanha Wassuuuuup?, da cerveja Budweiser, que ganhou mais uma hilária versão.

Ah, caso você queira saber da história, ela é uma mistura do que acontece em Pânico com Eu sei... Um grupo de garotos participa de um acidente que mata um homem. Com medo de serem pegos, jogam a vítima no mar. Passado um ano, pessoas ligadas ao grupo começam a ser mortas.

Nos Estados Unidos, com o nome de Scary Movie, o filme arrecadou US$ 89 milhões nos seus primeiros 15 dias de exibição (sendo US$ 42,5 mi só no fim de semana de estréia), provando que dar risadas ainda é um dos passatempos preferidos dos americanos.

Quem assistiu à pré-estréia acabou sendo prejudicado. Houve problemas em algumas fitas e uma cena acabou sendo cortada (censurada?). Os mais atentos podiam estranhar ao ver que, depois de uma sessão de cinema, um dos personagens aparecia com um curativo na orelha sem explicação alguma. Segundo a distribuidora, isso já foi arrumado e todas da fitas estão na íntegra. Só vendo de novo, o que é um ótimo exercício para (re)ver as brincadeiras com O Exorcista, Garotas Selvagens e outros filmes.

Nota do Crítico
Ótimo
Todo Mundo em Pânico
Scary Movie
Todo Mundo em Pânico
Scary Movie

Ano: 2000

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 91 min

Direção: Malcolm D. Lee

Roteiro: David Zucker, Pat Proft

Elenco: Simon Rex, Ashley Tisdale, Charlie Sheen, Lindsay Lohan, Erica Ash, Katt Williams, Molly Shannon, Darrell Hammond, Snoop Dogg, Jerry O'Connell, Sarah Hyland, Katrina Bowden, Heather Locklear, Mike Tyson, Kate Walsh, Bow Wow

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.