Para muitos fãs, Vingadores: Ultimato deixou a porta aberta para a chegada de um dos heróis mais tradicionais das HQs no MCU: Namor, o Senhor dos Sete Mares. Cinco anos após Thanos estalar os dedos, o que restou da equipe se dividiu para proteger o universo. Durante uma reunião do grupo, Okoye informa que estão acontecendo tremores embaixo d’água na África. Questionada sobre quais medidas tomar, a guerreira de Wakanda responde que não há muito o que fazer. Embora pareça insignificante em primeiro momento, esse evento pode indicar a existência de Namor e o povo atlante, que primeiro apareceram nas HQs em 1939.
A estreia do Imperador das Profundezas aconteceu na revista Motion Picture Funnies Weekly #1, publicada pela First Funnies, Inc. Na história, escrita e desenhada por Bill Everett, o submarino descobre que sua origem é na verdade um plano de vingança contra a humanidade. Os atlantes viviam em paz no fundo do mar até que os seres humanos descobriram o local, matando uma boa parte do povo que morava ali. Então sua mãe, a princesa Fen, foi enviada para espionar as embarcações e acabou se apaixonando pelo comandante Leonard McKenzie, com quem teve Namor.
Mais antigo que o próprio Universo Marvel, concebido apenas nos anos 1960, Namor foi estabelecido nas HQs da editora como mutante em uma história de Stan Lee e Jack Kirby publicada em X-Men #6. Desde então, o Príncipe Submarino já fez parte de diversas equipes, incluindo Vingadores, Defensores, Invasores e Os Illuminati, grupo composto pelas mais brilhantes mentes da Casa das Ideias, como Homem de Ferro, Pantera Negra, Professor X, Raio Negro e Reed Richards, do Quarteto Fantástico.
Em entrevista ao THR, o roteirista Christopher Markus, negou que a intenção do diálogo tenha sido introduzir Namor ao universo cinematográfico da Marvel. Ainda assim, vale lembrar que rumores indicavam a apresentação do personagem nos cinemas desde a inauguração de um brinquedo do parque da Disney que mostrava um “artefato misterioso encontrado no fundo do oceano” criado por uma civilização desconhecida. A mesma atração trazia a Rompe-Tormentas, o martelo “originado nas fornalhas dos anões de Nidavellir” que viria a aparecer um ano depois em Vingadores: Guerra Infinita.