Tudo sobreBatman
Batman foi criado em 1939 pelo roteirista Bill Finger e pelo desenhista Bob Kane em Detective Comics #27, na história "The Case of the Chemical Syndicate". Foi pensado originalmente para ter histórias policialescas pulp e acabou se tornando um símbolo dos vigilantes super-heróicos. Esta página reúne 20 momentos importantes do personagem em todas as mídias. Clique nas imagens para ampliar e nos links para artigos específicos que detalham cada tema.
MOMENTO 1 - O super-herói Batman, o Cavaleiro das Trevas, é criado por Bob Kane e Bill Finger e publicado pela primeira vez na revista Detective Comics 27, de maio de 1939.
MOMENTO 2 - Batman fica menos sombrio com a introdução de Robin, seu parceiro-mirim, em Detective Comics 38 (abril de 1940). As vendas dobram com a novidade. Poucos dias depois, surge um novo título do super-herói, Batman, trazendo dois novos personagens, Coringa e Mulher-Gato (abril de 1940). Conheça os vilões do Batman.
MOMENTO 3 - No inicio de 1941, Batman e Robin juntam-se ao Superman e Zatara na nova HQ World's Best Comics, com histórias de vários personagens. Artistas como Jerry Robinson e Dick Sprang trabalham com os heróis na época. Em 1943, apenas quatro anos após ter surgido nas HQs, o Homem-Morcego debutava também nas tela em um seriado de 15 capítulos, batizado como O Morcego, dirigido por Lambert Hillyer e produzido pela Columbia Pictures.
MOMENTO 4 - Na história "The Mightiest Team in the World", publicada em Superman 76 (junho de 1952), Batman trabalha pela primeira vez ao lado do Superman como uma dupla. Os heróis descobrem suas identidades secretas e iniciam uma parceria de décadas, tornando-se conhecidos como "Os Melhores do Mundo".
MOMENTO 5 - Com a publicação do livro A Sedução dos Inocentes, que combate as HQs e sua influência sobre as crianças, o tom das aventuras de Batman fica mais leve, para acalmar o mercado. Alegações de homossexualidade entre o herói e Robin são respondidas com a criação das Batwoman (1956) em Detective Comics 233.
MOMENTO 6 - Com aventuras mais orientadas para a ficção científica, em parte também pela pressão criada pelo livro A Sedução dos Inocentes, Batman é revelado como um membro da Liga da Justiça em The Brave and the Bold 28 (fevereiro de 1960).
MOMENTO 7 - Com as baixas vendas, Batman sofre uma reformulação em maio de 1964. O artista Carmine Infantino e o editor Julius Schwartz dão novo visual ao personagem (surge a elipse amarela no peito) e retomam as histórias de detetive.
MOMENTO 8 - Em 1966, com a estreia da série de televisão do Batman de Adam West, bem-humorada e colorida, o personagem ganha nova popularidade, fazendo comque o tom e personagens da TV sejam inseridos nos quadrinhos. As vendas das HQs não demoram a voltar a cair.
MOMENTO 9 - Em janeiro de 1970, o roteirista Dennis O'Neil e o ilustrador Neal Adams reformulam mais uma vez o personagem a partir de Detective Comics 395, em busca de suas origens. Adams faz história com seu estilo dinâmico e poses dramáticas, mas as vendas da revista não reagem.
MOMENTO 10 - Steve Englehart e Marshall Rogers assumem a Detective Comics em agosto de 1977. O trabalho da dupla inspirou o filme Batman (1989) e Batman - A Série Animada (1992). Apesar da qualidade do trabalho, as vendas continuam caindo.
MOMENTO 11 - A minissérie Batman - O Cavaleiro das Trevas, escrita e ilustrada por Frank Miller, é publicada em fevereiro de 1986. Sucesso comercial e de crítica, a história, que mostra Bruce Wayne saindo da aposentadoria e voltando a ser o Batman, revoluciona o momento das histórias em quadrinhos ao lado de Watchmen de Alan Moore.
MOMENTO 12 - Em 1986, Dennis O'Neil assume o cargo de editor dos títulos do Batman, começando sua reformulação pós-reboot Crise nas Infinitas Terras. O aclamado arco Batman: Ano Um é publicado sob seu comando em fevereiro de 1987, por Frank Miller e David Mazzucchelli.
MOMENTO 13 - A tendência de quadrinhos sombrios iniciada em Cavaleiro das Trevas e Watchmen alcança um novo patamar com A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland. Na HQ de 1988, o Coringa tortura o Comissário Gordon e aleija sua filha, Barbara, a Batgirl.
MOMENTO 14 - Criado em 1983 por Gerry Conway e Don Newton, o segundo Robin, Jason Todd, vira alvo de uma estratégia de marketing inusitada da DC em 1988: um número de telefone é criado para que os leitores decidam se ele deve ou não morrer. Na HQ "Morte na Família", Jason perece pelas mãos do Coringa.
MOMENTO 15 - Em 1989, mais um surto de popularidade para o Cavaleiro das Trevas: Tim Burton dirige Batman, com Michael Keaton e Jack Nicholson. Sucesso, o filme ganharia três continuações (Batman: O Retorno, Batman Eternamente e Batman e Robin), que não obtiveram o mesmo retorno. Com o interesse pelo filme, uma nova HQ do herói - primeiro título inédito em quase 50 anos -, Legends of the Dark Knight, por Dennis O'Neil e Ed Hannigan, vende perto de 1 milhão de exemplares.
MOMENTO 16 - Em 1992, Batman - A Série Animada estreia com enorme sucesso. A qualidade da animação, capitaneada por Bruce Timm com roteiros de Paul Dini, empolga os fãs, que consideram esta versão uma das melhores já criadas para o herói. No desenho, é apresentado um Batman analítico e inserido em uma Gotham City noir.
MOMENTO 17 - A década de 1990 é marcada por grandes sagas do Batman, começando com "A Queda do Morcego" (1993), em que o herói é derrotado por um novo vilão, Bane, e substituído por Jean-Paul Valley, o Azrael. Em 1998, os arcos "Terremoto" e "Terra de Ninguém" marcam o fim de uma era, com a saída de Dennis O'Neil do cargo de editor.
MOMENTO 18 - Jeph Loeb e seu colaborador frequente, Tim Sale, criam no final da década de 1990 duas minisséries antológicas: Batman: O Longo Dia das Bruxas e Batman: Vitória Sombria. As HQs mostram o herói em seus primeiros dias como combatente do crime contra seus grande oponentes. Loeb voltaria em 2008 a trabalhar com o personagem, ao lado de Jim Lee, no arco de histórias "Silêncio".
MOMENTO 19 - O roteirista Grant Morrison (que havia trabalhado com o herói na graphic novel Asilo Arkham) assumiu o título Batman em 2006, trazendo de voltai temas dos anos 1950, como a ficção científica, e personagens esquecidos. O autor chegou até a matar o Homem-Morcego em "Batman: R.I.P.", um arco criado como antecipação às grandes mudanças que Morrison pretendia promover depois da Crise Final. No período, Dick Grayson tornou-se o novo Batman, o filho de Bruce Wayne - Damien, criado em 1987 - retornou e virou o novo Robin, o herói voltou depois de uma sobrenatural viagem pelas eras e foi criada a Corporação Batman, com uma organizaçao de Cavaleiros das Trevas globais, combatendo o crime mundialmente.
MOMENTO 20 - A franquia Batman ganha um reboot pelas mãos de Christopher Nolan. Batman Beginsé lançado em 2005, seguido por Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), criando uma trilogia focada no realismo e nos dilemas do herói. Entre as inspirações para a trama há ideias das HQs Batman: Ano Um, O Longo Dia das Bruxas, Cavaleiro das Trevas e A Morte do Morcego, mas tornando-as algo novo e independente dos quadrinhos. No mesmo periodo, dois games também são lançados e mexem com o mercado: Batman Arkham Asylum e Batman Arkham City, provando que filmes baseados em grandes propriedades intelectuais podem ser excelentes se desvinculados dos lançamentos cinematográficos.