O novo trailer de Pinguim, lançado na San Diego Comic-Con 2024, nos mostrou bem mais de Sofia Falcone, personagem de Cristin Milioti que chega para complicar a vida de Oswald Cobblepot (Colin Farrell) na produção. Filha do chefão do crime Carmine Falcone (John Tuturro), que morreu durante os eventos de Batman - e que Oswald quer substituir -, ela é apresentada como a principal antagonista do Pinguim na série.
A personagem, no entanto, tem uma história complexa nos quadrinhos da DC, que pode até levar à introdução de outro vilão marcante de Gotham City: o Duas-Caras. Abaixo, o Omelete explica tudo.
- Pinguim | Série derivada do Batman ganha data e trailer na SDCC
- Leia a crítica de The Batman de Matt Reeves
No trailer de Pinguim, é mencionado que Sofia Falcone passou um tempo no Asilo Arkham, instituição infame do Batman-verso para onde os "criminalmente insanos" de Gotham são mandados. Na narração em off, alguém revela que Sofia era o serial killer conhecido como The Hangman.
A trama que envolve o assassino em série em questão nos quadrinhos é Batman: Dark Victory, publicada entre 1999 e 2000. Nela, uma Sofia Falcone cega pelo luto após o assassinato do pai se torna uma serial killer cujas vítimas são policiais e oficiais da justiça de Gotham City - todos os corpos são enforcados, e as pistas são deixadas na forma da brincadeira infantil "Forca" (ou Hangman, em inglês).
No fim das contas, quando é revelada a identidade secreta de Sofia, ficamos sabendo que o seu plano era matar os oficiais envolvidos no assassinato de Carmine, culminando em sua última vítima: ninguém menos do que Harvey Dent, o Duas-Caras. Nas HQs, o vilão é responsável por matar Carmine em uma storyline anterior, The Long Halloween.
No clímax de Dark Victory, Batman chega ao local onde Sofia estava prestes a matar o Duas-Caras e a interrompe. Embora o Homem-Morcego planejasse colocá-la na cadeia, o vilão tem outros planos, e mata Sofia com um tiro na cabeça - marcando assim a última aparição da personagem nas HQs.
A versão de Sofia em Pinguim, aparentemente, sobreviveu ao seu período como Hangman. Difícil saber se a série vai de fato usá-la para introduzir o seu inimigo mais emblemático, o Duas-Caras - um segredo que sem dúvida estaria guardado a sete chaves até o momento -, mas é uma possibilidade interessante.
Os produtores também não se pronunciaram até o momento sobre a possível aparição do Batman de Pattinson na produção. Mas, caso ele vá dar as caras, talvez um flashback mostrando a queda de Sofia e sua prisão no Arkham seja uma boa pedida? A ideia está aí no ar, Matt Reeves!
- Pinguim | Série foi criada por insatisfação de Colin Farrell em Batman; entenda
- Pinguim | Série nasceu a partir de ideia para Batman 2, diz Matt Reeves
Pinguim chega à HBO e à Max a partir de 19 de setembro, com episódios semanais. O primeiro ano contará com oito capítulos ao todo.
A San Diego Comic-Con 2024 acontece entre 25 e 28 de julho, prometendo novidades da Marvel e de outras franquias de destaque da cultura pop, como O Senhor dos Anéis, Percy Jackson, Transformers e muito mais. Fique de olho no Omelete para a cobertura completa.