Após meses de espera, o primeiro trailer de Duna finalmente chegou, trazendo Timothée Chalamet, Zendaya, Rebbeca Ferguson, Oscar Isaacs e mais à épica história de Frank Herbert. Como não podia deixar de ser, a prévia contém diversas referências ao universo literário criado pelo autor na década de 1960.
- Confira o primeiro trailer de Duna
- Conheça os personagens de Duna
- Veja as primeiras fotos do longa
- Artes conceituais de adaptação nunca produzida de Duna são reveladas
- Oscar Isaac diz que filme é assustador e visceral
- Sequência do novo Duna já está em produção
- Entenda a influência de Duna no mundo da ficção científica
Confira abaixo algumas das principais revelações do trailer, do temível verme da areia à Litania Contra o Medo das Bene Gesserit:
Os olhos azuis
Uma das principais características dos fremen, povo nativo do planeta Arrakis, é a cor azul de seus olhos. Essa cor, no entanto, não é um atributo natural dos arrakianos, mas um efeito do consumo constante que a especiaria mélange, que no universo de Duna serve como alimento, entorpecente e combustível.
Gom Jabbar
Teste usado como rito de passagem das Bene Gesserit, o Gom Jabbar testa a percepção e a resistência das aprendizes da ordem mística. Assim como no livro, Paul (Chalamet) é submetido à prova, sendo o primeiro homem em gerações a realizá-lo para se mostrar merecedor de receber os ensinamentos de sua mãe, Lady Jessica (Ferguson), membro das Bene Gesserit. A prova tem grande destaque no trailer, já que é no encontro com a Reverenda Madre que Paul começa a ter uma noção de sua importância para o universo
Sardaukar
Soldados de elite do exército do Imperium, os Sardaukar são conhecidos pelo universo não só por sua habilidade, mas também por sua impiedade. Quando vai invadir Arrakis para tomá-la dos Atreides, o Barão Harkonnen (Stellan Skarsgård) inclui diversos guerreiros da divisão em seu pelotão, disfarçados para camuflar o envolvimento do Imperium no golpe.
“Lutar como demônios”
Apesar de serem os principais guerreiros do Imperium, os Sardaukar têm dificuldades em enfrentar os fremen. Conhecidos por sua habilidade de luta única, os nativos usam também o ambiente hostil de Arrakis para enfrentar seus oponentes. Desconfiando de uma tentativa de golpe desde sua partida de Caladan, o Duque Leto (Isaacs) pede que Duncan Idaho (Jason Momoa) se aproxime dos fremen e aprenda esse estilo mortal para, eventualmente, preparar seus próprios soldados para enfrentar o exército inimigo.
Duncan quase domina o estilo de luta fremen e o resultado por ser visto no trailer na cena em que o personagem enfrenta os soldados do Imperium
Litania Contra o Medo
Um dos grandes princípios da ordem das Bene Gesserit é a superação do medo. Segundo elas, o medo cria barreiras contra a percepção, o que pode vir a ser letal para qualquer ser humano em momentos de vida ou morte. Com a Litania Contra o Medo, membros da ordem concentram seus esforços mentais a superar o medo e alcançar seus objetivos. A Litania é declamada por Paul nos momentos finais do trailer: “eu não temerei. O medo é o assassino da mente. O medo é a morte pequena que traz a total obliteração. Eu enfrentarei meu medo. Permitirei que ele passe sobre mim e através de mim. E quando houver passado voltarei meu olhar interior para ver sua trilha. Para onde o medo se foi, não haverá nada. Só eu restarei.”
Pink Floyd na trilha sonora
I’m so there. (NB: Jodorowsky’s Dune was supposed to have a Pink Floyd score, so I want to assume this trailer track is a little nod to what could have been) https://t.co/Gaib0CMMJY
— edgarwright (@edgarwright) September 9, 2020
Como bem lembrou Edgar Wright no Twitter, a versão cancelada (e lendária) que Alejandro Jodorowsky planejava para Duna teria trilha sonora do Pink Floyd. Por isso, não é de se estranhar que Denis Villeneuve, diretor por trás da adaptação de 2020, tenha usado “Eclipse”, do icônico Dark Side of The Moon, no trailer.
“Eu conheço você”
Quando encontra Chani (Zendaya) pela primeira vez, Paul tem a sensação de que já conhece a jovem fremen. A impressão acontece porque, nos primeiros momentos do livro – e, aparentemente, do filme – o jovem Atreides sonha com a garota, que eventualmente será parte importante do seu destino como Muad’dib, o salvador do povo de Arrakis.
Fuga do verme da areia
O trailer termina com uma cena épica que mostra Paul e mais uma pessoa fugindo de um gigantesco verme da areia. Embora o ser seja imenso e rápido, ele tem uma fraqueza: não consegue se mover em solo rochoso, como a ilha de pedra que os personagens tentam alcançar durante a cena. Por seguir suas presas pelo som que elas emitem ao pisar na areia, escapar de um verme sem contar com a segurança de solo firme por perto é praticamente impossível.