O filme Triangle of Sadness, de Ruben Ostlund venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2022. O filme representa a segunda vitória do diretor na premiação francesa, após ele ter faturado o troféu com The Square, em 2017.
Entre os demais vencedores está o diretor Park Chan-Wook, do famoso Oldboy. Ele venceu em melhor direção por Decision to Leave, um romance policial entre um detetive e uma viúva de uma possível vítima de assassinato. Já o prêmio de melhor roteiro ficou com Tarik Saleh, que escreveu e dirigiu o filme Boy From Heaven.
- Cannes coroa bom ano de Kristen Stewart
- David Cronenberg volta a Cannes com body horror suave de Crimes of the Future
- "Não tinha ambição de me tornar diretor", diz Lee Jung-jae, ator de Round 6
- Tom Cruise faz Cannes parar em dia de exibição de Top Gun: Maverick
Song Kang-ho venceu na categoria de melhor ator por seu papel em Broker, do diretor Hirokazu Koreeda. Já o prêmio de melhor atriz ficou para Sahra Amir Ebrahimi, que protagoniza o filme Holy Spider, do diretor Ali Abbasi. “Eu percorri um longo caminho para estar neste palco. Foi humilhação [e] escuridão, mas havia cinema”, disse Amir-Ebrahimi [via Variety].
O prêmio do júri foi dividido entre The Eight Mountains, de Félix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, e EO, de Jerzy Skolimowski.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.