Paul Schrader vai receber o Leão de Ouro honorário do Festival de Veneza 2022. O prêmio é um reconhecimento por suas contribuições para o cinema, como roteirista (de clássicos como Taxi Driver e Touro Indomável) e diretor (de Gigolô Americano e Fé Corrompida).
Segundo a Variety, Scharader respondeu ao anúncio: "Eu me sinto profundamente honrado. Veneza é o leão do meu coração".
O cineasta americano se tornou uma figura chave do movimento Nova Hollywood, nos anos 70, não só ao escrever filmes para Martin Scorsese, como também para Brian De Palma (Trágica Obsessão) e Peter Weir (A Costa do Mosquito).
Aos poucos, ele também se firmou como diretor, marcando os anos 1980 com o clássico Gigolô Americano e criando vários thrillers elogiados, como A Marca da Pantera, Uma Estranha Passagem em Veneza, Temporada de Caça e Fé Corrompida. Seu último filme, The Card Counter, estreou em Veneza no ano passado.
Alberto Barbera, diretor artístico do festival de Veneza, elogiou a obra de Schrader por "revolucionar a imaginação, estética, e linguagem do cinema americano", definindo-o como "um dos cineastas americanos mais importantes de sua geração".
A edição 2022 do festival de Veneza ocorre entre 31 de agosto e 10 de setembro.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.