A atriz Jessica Chastain e o diretor Simon Kinberg deram mais detalhes do novo projeto que desenvolvem juntos, o filme de espionagem 355, centrado em cinco espiãs de diferentes locais do mundo. Em entrevista ao Deadline, a dupla afirmou que a produção mostrará personagens com personalidades distintas, mas igualmente destemidas, sem cair nos velhos esteriótipos.
A ideia para o filme veio da própria Chastain, que se mostrou muito fã das franquias Bourne e Missão: Impossível. Com vontade de trabalhar com um elenco majoritariamente feminino, como em Histórias Cruzadas, e percebendo que não existia nenhum filme do gênero sobre um grupo de espiãs desde As Panteras, ela apresentou a ideia a Kinberg.
"Quando estava me preparando para A Hora Mais Escura, [...] tivemos um consultor que sabia muito sobre espionagem. Esse título veio de uma das conversas que tive com ele. Agente 355 era o codinome de uma espiã durante a Revolução Americana. Ela foi uma das primeiras espiãs dos Estados Unidos e sua identidade ainda é desconhecida. Para muitas mulheres que trabalham na CIA e outras organizações semelhantes, Código 355 é uma expressão universal para espiã. É a mulher invisível que nunca foi nomeada."
Embora os filmes sobre o agente Jason Bourne sejam uma referência, Kinberg garante que em 355 nenhuma das personagens será mais importante que a outra. "Não será tão hiperbólico como algumas franquias e nada parecido com filmes que giram em torno de um personagem principal. O objetivo aqui é realmente o conjunto. Todas as personagens têm seus próprios traços, histórias - personagens completas e complexas com peso igual dentro do filme. Isso é único, assim como ter só mulheres como espiãs."
Chastain, então, frisou também a importância da representatividade neste contexto. "O gênero de ação há muito tempo é dominado por heróis homens e é muito emocionante fazer parte de um filme em que você é uma heroína, mas parte de um conjunto de personagens femininas muito capazes e destemidas que rejeitam velhos esteriótipos. [...] Isso é algo que me emociona muito, a oportunidade de criar tipos diferentes de heroínas."
O longa será protagonizado por Jessica Chastain, Lupita Nyong'o, Marion Cotillard, Fan Bingbing e Penelope Cruz. A direção fica a cargo de Simon Kinberg.