Filmes

Lista

A Bela e a Fera | Conheça 12 versões diferentes da história nas telas

Fábula francesa estreou nos cinemas em 1946

17.03.2017, às 19H40.
Atualizada em 17.03.2017, ÀS 20H00

Há quem diga que a A Bela e a Fera foi inspirado na história de Petrus Gonsalvus, um nobre nascido em 1537 no arquipélago espanhol de Tenerife. Ele sofria de hipertricose, doença extremamente rara que causa excesso de pêlos no corpo, e não era considerado completamente humano por seus contemporâneos. Ainda assim, casou-se com Catherine, com quem teve sete filhos (quatro dos quais também sofriam da mesma doença). A história de amor seria a base para a fábula, publicada pela primeira vez em 1740 por Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve, abreviada, reescrita e republicada em 1756 por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont e posteriormente por Andrew Lang em 1889.

Desde então, o amor que nasce além das aparências inspirou diversas adaptações, a última sendo o live action baseado na animação da Disney de 1991 - leia a nossa crítica. A seguir, listamos todas versões de A Bela e a Fera nas telas:

2017

Diferente de Malévola e Cinderela, o A Bela e a Fera dirigido por Bill Condon mantém a estrutura de musical com as canções criadas por Alan Menken para a animação de 1991, além de apresentar novas músicas. Estrelado por Emma Watson (Bela), Dan Stevens (Fera), Kevin Kline (Maurice), Ian McKellen (Cogsworth), Gugu Mbatha-Raw (Plumette), Ewan McGregor (Lumiere), entre outros, o filme já está em cartaz nos cinemas e deve faturar alto nas bilheterias. Leia a nossa crítica.

2011

No filme, intitulado apenas de A Fera, estrelado por Alex Pettyfer e Vanessa Hudgens, o monstro da vez tem seu corpo coberto de tatuagens e piercings depois de ofender a feiticeira interpretada por Mary-Kate Olsen. O elenco conta ainda com Neil Patrick Harris, que interpreta um tutor cego.  

1962

A versão dirigida por Edward L. Cahn é a primeira adaptação ao cinema em inglês da fábula. 

2005

O filme de David Lister reconta a história clássica em um contexto viking.

1946

A versão escrita e dirigida por Jean Cocteau é famosa pela riqueza artística, com figurinos e cenários impecáveis. No filme, um segundo pretendente de Bela é apresentado pela primeira vez. 

2014

A adaptação franco-alemã, que conta com Léa Seydoux como Belle e Vincent Cassel como Fera, foi um sucesso de bilheteria na França e recebeu três indicações ao prêmio César, o Oscar francês. Leia a nossa crítica.

2012

O episódio “Skin Deep”, de Once Upon a Time, apresenta uma nova versão de Bela, com Rumpelstiltskin sendo o Fera da vez.

2012

Jay Ryan e Kristin Kreuk estrelam a nova versão da série de TV de 1987.

1991

A animação musical da Disney se tornou referência para história, recebendo cinco indicações ao Oscar, sendo o primeiro desenho a receber uma indicação a Melhor Filme. Levou as estatuetas de Melhor Trilha Sonora para Alan Menken e de Melhor Canção para "Beauty and the Beast". Com direção de Kirk Wise e Gary Trousdale, essa versão também conta com o pretendente de Bela, batizado de Gastão.

1987

A série de TV estrelada por Ron Perlman e Linda Hamilton misturava contos de fada e história policial. George R.R. Martin, autor de Game of Thrones, era roteirista e produtor do programa.

1984

A versão do programa Teatro dos Contos de Fadas, apresentado por Shelley Duvall, é estrelada por Klaus Kinski e Susan Sarandon. O visual é todo baseado na versão de 1946.

1976

George C. Scott estrelou a versão para TV do clássico feita para o especial Hallmark Hall of Fame.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.