O ator e diretor Kenneth Branagh já está em seu terceiro filme encarnando Hercule Poirot, mas não é só do detetive bigodudo que vive a vasta obra da rainha do mistério Agatha Christie. Foi sobre isso que o Omelete conversou com James Prichard, produtor do novo A Noite das Bruxas e bisneto da lendária escritora, que administra o legado de Christie e é responsável pela maior parte dos filmes e séries inspirados em seus livros.
“Adoraria transformar tudo o que minha bisavó escreveu em filme!”, brinca ele. “E Miss Marple é a personagem que está no topo da minha lista de prioridades no momento. Ela passou tempo demais ofuscada pela fama de Poirot.”
Para quem não sabe, Marple é a segunda personagem mais famosa de Christie, uma idosa intrometida que atua como detetive amadora. Na TV britânica, ela já ganhou duas séries — a primeira entre 1984 e 1992, e a segunda entre 2004 e 2013 —, mas nos cinemas ela não dá as caras desde 1964, quando Margaret Rutherford estrelou o último dos quatro filmes em que interpretou a personagem.
“Confesso que passei os últimos anos relendo todos os livros em que Miss Marple aparece, e algumas dessas histórias estão entre as melhores da minha bisavó”, comenta Prichard. “Tem um lado da personagem que não foi propriamente adaptado ainda, então espero poder fazer algo com ela no futuro próximo. Podem ficar de olho!”
Mais Poirot?
O produtor é menos assertivo quando se trata da possibilidade de continuar a franquia de filmes dirigidos e estrelados por Branagh. “Não gosto de me adiantar demais nesse sentido. Eu sei, por experiência própria, que você precisa fazer por merecer uma continuação. Vamos esperar que o público abrace A Noite das Bruxas, e depois vamos pensar no quarto filme.”
- Relembre nossa crítica de Assassinato no Expresso do Oriente
- Relembre nossa crítica de Morte no Nilo
Ele admite, no entanto, que “teve algumas conversas no campo hipotético” com Branagh sobre os rumos que o personagem pode tomar. “Da minha parte, é claro que adoraria fazer outro filme. Uma das coisas que mais amo sobre essa franquia em específico é a análise psicológica em profundidade que ela faz de Poirot como personagem, e isso só tende a ficar mais e mais interessante conforme contamos mais histórias”, aponta.
“Então, sim, estou com os dedos cruzados, mas não tenho um roteiro secreto guardado no bolso da calça, que estamos prontos para filmar”, brinca ainda.
A Noite das Bruxas chega aos cinemas brasileiros em 14 de setembro.