Filmes

Crítica

Crítica: Asterix e Obelix contra César

Asterix e Obelix contra César

29.03.2001, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H11
Aproveitando a proximidade do lançamento no Brasil do próximo livro de Asterix, o Omelete relembra a adaptação para o cinema (já disponível em VHS e DVD) feita há apenas 2 anos na França sobre as aventuras dos personagens criados por Goscinny e Uderzo.

A trama do filme dirigido por Claude Zidi é bastante simples e faz um apanhado geral de idéias presentes em diversos álbuns de Asterix & Obelix. Claudius Incorruptus, um coletor de impostos do império romano, não consegue cobrar as taxas da irredutível aldeia gaulesa mantida isolada do mundo (graças à poção mágica do druida Panoramix que os torna invencíveis). Tal fracasso faz com que Júlio César em pessoa vá com suas legiões cobrar o que lhe é devido. Porém, o chefe maior do poderoso império romano é o menor dos problemas dos gauleses...

Roberto Benigni (Oscar de melhor ator por A Vida é Bela) é o ambicioso Lucio Detritus, um centurião desmoralizado perante o império romano por não ter contado a verdade sobre a aldeia. Ávido por poder, ele espera conseguir puxar o tapete do imperador e vê na poção mágica dos gauleses a oportunidade que queria para conseguir os louros de César. Como aconteceu no livro "Os Doze Trabalhos de Asterix", os dois heróis gauleses terão que enfrentar duras provas para reverter a situação e manter a paz na aldeia. Há ainda menções a "Asterix e o grande Fosso", "Asterix e o Adivinho" e "Asterix e o Caldeirão", entre outros.

A parte técnica do filme está impecável. Com o maior orçamento já investido em uma fita francesa, a produção conseguiu efeitos especiais ótimos para fazer com que os romanos voassem com os socos dos gauleses anabolizados, só um detalhe não foi transferido para a telona: as sandálias não ficam paradas quando os romanos saem voando. A direção conseguiu transmitir todo o clima divertido das HQs, fato que nenhum dos desenhos baseado nos quadrinhos havia conseguido até então.

Outro ponto positivo são as interpretações dos atores do estrelado elenco. Gerárd Depardieu tem toda a inocência de Obelix, principalmente nos momentos em que se apaixona pela bela Falbalá (a top model Laetitia Casta). Christian Clavier está ótimo como Asterix. Gottfried John (conhecido por suas interpretações em filmes de Fassbinder) faz um César igualzinho ao dos álbuns desenhados por Uderzo, como também acontece com todo o resto do cast, desde o druida até o cachorrinho Ideiafix. :-)

Enfim, o filme foi um sucesso tão grande (quase 30 milhões de espectadores FORA dos Estados Unidos, onde o filme AINDA não foi lançado) que já está em produção uma seqüência. Asterix: Missão Cleópatra terá como base o álbum "Asterix e Cleópatra" e boa parte do elenco já está confirmado para retornar. Cleópatra será interpretada pela belíssima atriz de Malena, Monica Bellucci. O Omelete estará de ouvidos atentos para mais novidades a respeito.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.