Depois da polêmica do Bird Box Challenge, a ficção científica da Netflix voltou a ser alvo de críticas, dessa vez por trazer imagens reais de um acidente trágico.
De acordo com o The Guardian, o longa utilizou cenas de um desastre ferroviário que aconteceu na cidade canadense de Lac-Mégantic, em 2013, e deixou 47 mortos. A prefeita do município, Julie Morin, entrou em contato com o serviço de streaming para que fossem cortados os trechos do acidente.
"Queremos garantias da Netflix de que eles vão retirar [as filmagens]. Você pode ter certeza de que acompanharemos isso, e nossos cidadãos estão do nosso lado. Já é difícil para os cidadãos verem essas imagens quando são usadas respeitosamente no noticiário. Só imagine vê-las sendo usadas como ficção, como se fossem inventadas", disse. No entanto, segundo a BBC, a Netflix não removerá estas cenas de Bird Box.
Esta não é a primeira vez que uma produção do serviço de streaming usou cenas do incidente. Ainda nesta semana, espectadores perceberam que a série Travelers também usa imagens do ocorrido.
A produtora por trás do seriado, Peacock Alley Entertainment, afirmou que comprou as imagens de um fornecedor de filmes, a Pond 5, e que não tinha conhecimento da origem das cenas. A empresa pediu desculpas. A produtora executiva de Travelers, Carrie Mudd, declarou que as cenas serão substituídas.
Já a Pond 5 afirmou estar arrependida de que as filmagens tenham sido tiradas foram de contexto e usadas para entretenimento. A empresa ainda se desculpou "àqueles que se sentiram ofendidos, especialmente às vítimas e suas famílias".
[Atualizado 19/01] Segundo o Hollywood Reporter, a Netflix não vai retirar as imagens de Bird Box, mas garantiu o erro e se comprometeu em garantir que o mesmo não ocorra novamente.
Bird Box e Travelers estão disponíveis na Netflix.