Carlos Saldanha revelou ao Omelete que não está mais inteiramente por dentro dos planos para as franquias A Era do Gelo e Rio. O cineasta brasileiro, que criou ambas as marcas durante o seu tempo no estúdio de animação Blue Sky, contou que agora a possibilidade de prosseguimento dessas histórias está nas mãos da Disney (que extinguiu o Blue Sky em 2021, após a compra da Fox).
“A situação mudou, né? Por 28 anos, eu era cria da casa da Blue Sky, todos os meus filmes foram feitos lá. Passava mais tempo lá do que na minha própria casa!”, comentou. “Quando terminou, foi uma etapa que acabou, e significou que eu estava abrindo mão de algumas coisas... tudo o que eu criei está aqui, para as pessoas verem, mas não me pertence mais. Pertence ao mundo do cinema, da Disney”.
Saldanha disse que a casa do Mickey ainda o consulta periodicamente sobre continuações de A Era do Gelo e Rio, como uma espécie de consultor criativo - mas que o poder de iniciar as produções, dar o sinal verde para que elas saiam do papel, não é mais dele.
“Ainda estou envolvido em algumas conversas, pensamos em fazer Rio 3, mas é uma outra dinâmica. Eu não estou totalmente por dentro das decisões, estou buscando outro espaço para mim”, disse. “Fico feliz que eles continuem a pensar nessas franquias, querendo fazer, mas da minha parte, estou olhando para frente, para os próximos projetos, a próxima animação, estou sempre na busca de algo novo”.
A estreia de Saldanha na direção de live-action, Harold e o Lápis Mágico, foi o resultado de uma dessas “buscas”: “No dia seguinte que acabou a Blue Sky, me ligaram para fazer este filme, então fui de coração aberto, feliz de começar a criar uma nova família”.
Estrelado por Zachary Levi (Shazam!), Harold e o Lápis Mágico conta a história de um homem capaz de transformar tudo o que desenha em realidade. Lil Rel Howard (Corra!), Zooey Deschanel (500 Dias com Ela), Alfred Molina (Homem-Aranha 2) e Jemaine Clement (O Que Fazemos nas Sombras) completam o elenco.
Harold e o Lápis Mágico já está em cartaz nos cinemas brasileiros.