Exibido no último Festival de Cannes, Mother pode desapontar um pouco quem espera a mesma oscilação de gêneros de um O Hospedeiro, trabalho anterior de Bong Joon-ho. Na verdade, seu diálogo imediato é com Memórias de um Assassino, que o sul-coreano dirigiu antes de ficar famoso mundialmente com a comédia-política-de-ação-e-ficção-científica-de-monstro.
Assim como em Memórias de um Assassino, temos em Mother um whodunit (nome dado ao subgênero dos filmes policiais no qual o mistério principal é identificar o autor de um crime). Uma colegial foi morta junto a uma casa abandonada, de madrugada, e o principal suspeito é Do-joon (Won Bin), filho meio lento de raciocínio de uma dedicada lojista (Kim Hye-ja). Tudo indica que o pobre Do-joon é o culpado, mas o instinto materno diz que há mais por trás dessa história.
Há mais, e é sempre bom prestar atenção no que vemos, porque imagens enganam à primeira vista. Na verdade, não é que a imagens enganem - elas são simplesmente desprovidas de sentido até que tenhamos o contexto todo. É por isso que Joon-ho se ocupa de contar um pouco da história de vida da mãe e do filho, além de passar duas vezes uma mesma cena, aparentemente sem importância, ambientada no mesmo mato seco e alto que servia de cenário para Memórias de um Assassino.
Essa obsessão pelos procedimentos que levam a desvendar o mundo - é comum Joon-ho observar o jogo de poder dos interrogatórios policiais, por exemplo - se estende à estrutura do filme, portanto, que vai dando informações sobre os personagens aos poucos. Se Mother não tem a mesma força dos dois filmes anteriores do diretor, é porque esse olhar sofisticado está se prestando a uma trama mais tradicional - aliás, de reviravoltas também tradicionais.
De qualquer forma, Joon-ho filma que é uma beleza. Tem muito diretor que sofre, ao liberar os atores da marcação de cena, para conseguir acompanhá-los com a câmera no tripé. O sul-coreano faz parecer facíl. Sairia-se um belo coreógrafo se não fosse cineasta. Sua especialidade, encenar ações caóticas de um jeito harmonioso, como a cena da briga no campo de golfe ou a do velório, já são motivos suficientes para reservar a Mother um pouco de atenção.
mother
Ano: 2009
País: Coréia do Sul
Classificação: 14 anos
Duração: 128 min
Direção: Bong Joon-ho
Elenco: Kim Hye-ja, Won Bin, Jin Goo, Jun Mi-sun, Song Sae-Byeok , Yoon Je-moon