Filmes

Crítica

Brigada 49 | Crítica

<i>Brigada 49</i>

27.01.2005, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H17

Brigada 49
Ladder 49
EUA - 2004
Drama - 105 min.

Direção: Jay Russell
Roteiro: Lewis Colick

Elenco: Joaquin Phoenix, John Travolta, Jacinda Barrett, Robert Patrick, Morris Chestnut, Billy Burke, Balthazar Getty, Tim Guinee, Kevin Chapman, Jay Hernandez, Kevin Daniels, Steve Maye

A narrativa de Brigada 49 (Ladder 49, 2004) é o que se pode chamar de clássica ou tradicional. Jack Morrison (Joaquin Phoenix) acaba de tirar a última pessoa de um incêndio colossal. Na hora de sair, porém, o bombeiro é surpreendido por um desmoronamento. Machucado, isolado num prédio intimidador, cercado por chamas, resta-lhe rezar pelo socorro da sua equipe, liderada pelo capitão Mike Kennedy (John Travolta). Enquanto espera, flashbacks repassam dez anos da vida íntima de Jack e a sua carreira até ali, num tom solene que prenuncia a seriedade do acidente.

Estamos, portanto, diante de um típico melodrama edificante. Mais importante do que manter o suspense é demarcar com cerimônia o heroísmo do personagem de Phoenix. A previsibilidade faz parte do jogo. E os flashbacks são essenciais: parte-se do seu ofício para retratar a sua humanidade. Não sabemos nada sobre ele no começo, mas aos poucos conhecemos o homem por trás do uniforme - e essa identificação é o cerne de todo tipo de persuasão sentimental.

O problema, aqui, é que o inexpressivo diretor Jay Russell emperra na hora de realizar essa transição. Exibe com competência cenas de ação e resgate - cidadãos de Baltimore ligavam insistentemente para os bombeiros por acharem que as filmagens eram incêndios de verdade -, esbanja termos técnicos do mundo das brigadas, mas não sai do óbvio ao tentar dar vida ao personagem. Por mais que Phoenix tente, e a sua atuação introspectiva surpreende quem não esperava muita coisa, não dá para aguentar discussões com a esposa do tipo "você coloca sua vida em risco e eu fico com as crianças sem saber se você volta para casa".

O rascunho psicológico de Jack não vai muito além desse dilema entre escolher a profissão ou a família. Um pouco menos de preguiça cairia bem ao roteiro de Lewis Colick. Como resultado, Brigada 49 é uma ostensiva propaganda do corpo de bombeiros, mas um retrato superficial das pessoas que o compõem. Saber que a trama se situava em Nova York antes de acontecerem os atentados de 2001 explica, em parte, o fato do filme ser tão enfadonhamente oficialesco.

Nota do Crítico
Regular
Brigada 49
Ladder 49
Brigada 49
Ladder 49

Ano: 2004

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 115 min

Direção: Jay Russell

Roteiro: Lewis Colick

Elenco: Joaquin Phoenix, John Travolta, Jacinda Barrett, Robert Patrick, Morris Chestnut, Billy Burke, Balthazar Getty, Tim Guinee, Kevin Chapman, Jay Hernandez

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.