Filmes

Crítica

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo

Muita diversão e ABBA no filme mais brega e delicioso do ano

02.08.2018, às 19H44.
Atualizada em 02.08.2018, ÀS 20H05

O gênero musical no cinema costumava ser extremamente popular. As emoções passadas pela música eram muito mais intensas e descaradas do que sem elas, um feito bastante apreciado nos primórdios do som na sétima arte. Hoje em dia, o musical é um gênero quase que esquecido nos cinemas, deixado de lado - mas vez ou outra ele aparece para alegrar nossos corações. Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo é justamente a essência esquecida desse gênero: divertido, alegre e muito, mas muito, brega.

Elenco de Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo
Universal Pictures/Divulgação

A ideia central de Mamma Mia, baseada na peça de teatro musical homônima, é seguir a jornada de Donna (Meryl Streep/Lily James) e seu histórico com Sam (Pierce Brosnan/Jeremy Irvine), Harry (Colin Firth/Hugh Skinner) e Bill (Stellan Skarsgård/Josh Dylan), sempre acompanhada das Dynamos; Tanya (Christine Baranski/Jessica Keenan Wynn) e Rosie (Julie Walters/Alexa Davies). A sequência mantém a ideia central, mas viaja ao passado e mostra o que exatamente aconteceu na vida de Donna antes da gravidez, explorando como foram suas relações com cada um dos pais de Sophie (Amanda Seyfried).

Toda a base musical de Mamma Mia são as canções do ABBA, que em sua grande maioria têm uma batida rítmica e alegre. O filme empresta justamente essa leveza melódica, trazendo uma aventura despretensiosa e cheia de previsibilidade, mas incrivelmente gostosa de acompanhar. O trunfo da sequência acaba sendo se levar tão pouco a sério quanto o primeiro, criando uma atmosfera de diversão absoluta no set de gravações - o que transparece na tela do cinema. Não existe uma cena sequer no longa em que tanto os protagonistas quanto os extras não estejam curtindo aquele momento e é exatamente isso que torna a continuação tão especial.

Analisar Mamma Mia como um filme comum não é possível. Não é essa a proposta. A distância da trama e dos personagens da realidade, a cantoria aleatória e as inúmeras coincidências que cercam a vida de Donna e seus amigos são exatamente parte da experiência, criando algo que é surreal e simultaneamente calcado na realidade. As conhecidas melodias do ABBA ajudam a criar uma identificação ainda maior com aquele grupo de pessoas, com as situações e, acima de tudo, com a espontaneidade dos eventos. E é exatamente por tudo isso que Cher, aos 72 anos de idade, pode ser a mãe de Meryl Streep, que tem 69 anos. 

Apesar de toda a galhofa, há um detalhe que merece ser apontado no elenco do filme - mais especificamente nas versões jovens dos personagens. Enquanto Lily James acerta exatamente a personalidade de Donna, quem merece uma atenção especial é Jessica Keenan Wynn. A atriz, que vive a jovem Tanya, não só se parece fisicamente com Christine Baranski como acerta absolutamente todos os trejeitos físicos e vocais da personagem, consequentemente incorporando exatamente a atriz mais velha. É assustador como não há nenhuma falha na interpretação: é exatamente a mesma pessoa do começo ao fim do filme.

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo é diversão de primeira qualidade. Despretensioso, leve e divertido, é obrigatório aos amantes de musicais. Fique até o final para uma incrível apresentação de "Super Trouper", não perca a cena pós-créditos e prepare-se para ouvir ABBA ininterruptamente por alguns dias.

Nota do Crítico
Excelente!
Mamma Mia! Lá Vamos nós de Novo
Mamma Mia! Here we go again
Mamma Mia! Lá Vamos nós de Novo
Mamma Mia! Here we go again

Ano: 2018

País: EUA

Classificação: 10 anos

Duração: 112 min

Direção: Ol Parker

Roteiro: Ol Parker

Elenco: Pierce Brosnan, Meryl Streep, Dominic Cooper, Lily James, Andy García, Amanda Seyfried

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.