Pica-Pau: o Filme
Filmes - Animação, Comédia, Família
Pica-Pau: o Filme (2017)
(Woody Woodpecker)
  • País: EUA
  • Classificação: livre
  • Estreia: 5 de Outubro de 2017
  • Duração: 94 min.

Pica-Pau: o Filme | Crítica

Sem protagonista carismático, filme não vale pela nostalgia e também não conquista um novo público

Antes da popularização da internet e dos smartphones no Brasil, a maior parte das crianças consumia conteúdos pela TV e tinha opções apenas entre o que era oferecido nos canais. Com isso, não é novidade que várias gerações tenham crescido com o Pica-Pau, personagem de Walter Lantz que povoava as manhãs nas emissoras. Porém, o filme do personagem, que mistura computação gráfica e live-action, não vale pela nostalgia e dificilmente vai conseguir conquistar uma nova geração.

Na trama do longa, que tem a brasileira Thaila Ayala no elenco, o pássaro começa a importunar uma família da cidade grande, que vai para a floresta construir um imóvel. Essa história poderia facilmente fazer parte dos desenhos clássicos do personagem, mas as semelhanças param por aí.

O primeiro erro de Pica-Pau: o Filme, e talvez o pior de todos, é não ter um protagonista carismático. Famoso no Brasil, o pássaro é conhecido por ser bagunceiro, engraçado, cínico e não ter lá muitos escrúpulos. No filme, tudo isso aparece de forma muito amenizada e isso se torna ainda pior quando o próprio Pica-Pau acaba não aparecendo muito em comparação com os atores de carne e osso. Por ser o único personagem em computação gráfica, é de se imaginar que o estúdio gastou bastante em cada minuto de tela, mas essa redução faz com que seja difícil criar uma empatia e gostar do personagem.

Já com esse demérito, o filme peca também com a atuação de seus protagonistas, que são artificiais em tudo, desde as interações com o Pica-Pau, algo já esperado por conta dos efeitos, até as conversas entre si, gestos, reações. Não seria surpresa se todos também fossem digitais. A única exceção da lista é Timothy Omundson (Galavant, Psych), que faz o chefe da família e consegue entregar uma atuação melhor em alguns momentos, mas nada que consiga salvar a produção.

Pica-Pau: o Filme chega ao Brasil com cópias dubladas e esse é outro ponto que não favorece o longa. Thaila Ayala dubla a si mesma em português no longa e, além de um claro problema de sincronização que afeta todos os personagens, a atriz tem dificuldades em reproduzir suas próprias falas de forma natural.

Com todos esses pontos negativos, o longa também não fica atrativo para o público infantil, que já é acostumado a consumir conteúdo de várias plataformas e dificilmente conseguirá se relacionar com uma produção tão rasa. No fim, Pica-Pau: o Filme prova que técnica e um personagem conhecido não são nada sem boas atuações e uma história convincente.

Leia mais sobre Pica-Pau: o Filme

Nota do crítico (Ruim) críticas de Filmes
 

Gente, o filme não é tão ruim assim! Tem um história bonitinha e tem a mesma essência do velho e bom pica pau, travesso e doido kk

caramba, pelo jeito acho que acertei quando comentei em um site sobre os personagens que tem uma atuação muito fraca e artificial. assisti o filme até a metade e não aguentei ver tudo, achei chato demais. o pica-pau que é o protagonista não aparece com frequencia. uma outra coisa que faz falta no filme são os personagens conhecidos, leoncio, a dona mini ranheta, o zeca urubu, esses personagens é que são a magia do pica-pau. é a mesma coisa que fazer um filme do chaves sem os outros personagens que davam vida pra serie. filme muito fraco, não me conquistou, esperava mais. queria algo no mesmo nivel de paddington onde o urso interage com as pessoas, quem viu o filme sabe do que eu to falando.

A Universal poderia fazer algo como Pica-Pau Collab (usando somente um estilo, lógico). Link para conferir o Pica-Pau Collab: https://www.youtube.com/watch?v=RZfp-YyHg9g

De uma coisa eu sei, o lançamento nos Estados Unidos talvez seja possível por causa de Eric Bauza.

Há, então acho que já vi esse filme. Mas sério, esse nome "Furry" me lembra outra coisa...

Isso se chama curiosidade, todo mundo têm. :)

Jubileu aparece? Se não nem perco meu tempo...

mesmo sabendo que o filme é ruim eu quero assistir kkk isso é normal?

E não é, Helder? Seria a melhor solução.

Na verdade esse foi um sucesso, pra nossa tristeza.

Sucesso não compra roteiro bom.

Esses filmes live action estilo Garfield, Smurfs e agora Pica Pau sempre ficam uma bela bosta. Deviam é ter feito um filme animado em 3D estilo o do Snoopy, ai talvez poderia sair algo bacana já que hj em dia com essa frescura de politicamente correto o pica-pau não ia ser doidão.

Digo que esses caras ñ entende nada. "Questões técnicas" . O filme é bem feito, ótima fotografia e está fazendo enorme sucesso no Brasil. Igual oscar, se nem foi indicado correm q o filme é excelente.

Um filme que é mais do mesmo pelo que se viu no trailer, mais uma história infantil ambientalista que mostra uma família sendo hostilizada por animais de uma floresta que querem impedir a derrubada de árvores para construção de algum empreendimento imobiliário ou algo do tipo. A única diferença é que resolveram colocar o Pica-Pau como animal que protege a floresta. Se era pra fazer live-action do Pica-Pau, tinha que ser uma história que fosse um compilado das melhores histórias dele, como a do Gato a Jato, a dos Rachadores, a do Pica-Pau barbeiro cantando "figaro", a do robô que arranca penas, a da bruxa que diz "e lá vamos nós" pra voar na vassoura e por aí vai. Poderia até ser uma história inédita, mas que reunisse os elementos marcantes do desenho clássico pelo menos, mas não, resolveram fazer essa palhaçada que torna a participação do Pica-Pau irrelevante. Por isso o fracasso de público na bilheteria por aqui.

sim, no extelior é só dvd

Vdd, o Pica Pau das antigas seria impensável hj em dia

Pica Pau estreando apenas no Brasil fez mais de quatro milhões em bilheteria, a mesma bilheteria que a produção de Inumanos queria ter tido e não conseguiu com as exibições do primeiro episódio nos cines ao redor do mundo. Que derrota, hein?!

Sim sim

Que estranho. Não tem nenhum marketing sobre esse filme no exterior. Nem a versão original em Inglês (ou mesmo trailer) foi vista por alguém. Será que foi produzido exclusivamente pro Brasil?

Não vi nada sobre esse lançamento em home video nos EUA. A notícia que tive é que ninguém lá sequer sabia que o filme estava sendo produzido, nada de marketing ou coisa que o valha. Nem a versão original em Inglês tinha vindo à tona. Onde você viu esse lançamento?

Ia dar uns 10 bem na cara do filme kkkkkkkkk

Defensor do "politicamente incorreto" até mexer com coisas que você gosta kkkk. Não, o filme não é ruim porque o personagem não está conforme o que você pensa ser "politicamente incorreto" e sim porque foi feito nas coxas e sem nenhum respeito com quem gosta do personagem mesmo.

Coitada da Camila, q teve q assistir esse filme execrável. Só de ver o trailer fiquei com dor de barriga.

Não faz sentido você entrar em um site que tem como proposta, analisar os aspectos técnicos de um filme e expor a opinião do redator (sempre eles deixam claro que é a opinião do redator afinal) e falar que o site não manja nada e é uma porcaria. Se você não desejava uma analise técnica e não gosta da opinião do redator, simples e especificamente por discordar da sua... não seria o caso de você se alienar, se cercando apenas com pessoas que compartilham do mesmo gosto e opinião que você? Isso seria mais pratico do que sair xingando profissionais que estão fazendo nada mais, nada menos que o trabalho deles.

Deveriam fazer um filme com o Pica-Pau descendo as cataratas por duas horas seguidas, com as pessoas com capa de chuva fazendo "UEEEEEEEIIIII". Seria um sucesso.

Trouxeram um personagem que era o que Rick e Morty ou South Park são hoje para a cultura atual. O pássaro foi praticamente retalhado pelo politicamente correto para caber num produto feito para crianças, quando o personagem de Walter Lantz era o oposto do certinho. De fato, Vudú é Pra Jacú...

O problema é q ela é atriz ruim e só serve pra novela e pra dar msm...

Putz, essa omelete é uma porcaria e um monte de mané vai atrás sem ver o filme. Vi o flime no dia 07.10.17. Adorei, ri um monte. A produção é perfeita e o filme é em 2d . Pessoal Maria vai com as outras. Típico de brasileiros q tem preguiça de ler, pesquisar, pensar, etc.

sei lá... acho q 4 é pouco pro q ele daria... haha

Se fosse critica daquele hessel ele daria 4 ovos...

Não duvide, estamos falando de um país que fez um filme fracassado mundialmente como "João e Maria Caçadores de Bruxas" virar um grande sucesso por aqui

Algo similar à "Uma Cilada para Roger Rabbit" seria bacana.

Infelizmente, o filme já apresentava sinais de que iria ser um fracasso. Talvez uma animação (em 2D) feita com tecnologia moderna se saísse melhor.

enfim uma referência ao desenho. No desenho clássico o Pica Pau faz isso aí mesmo

kkkkkkkk

O trailer era constrangedor. Imagina o filme.

Mais um alvin e os esquilos, mais um garfield, mais um zé colmeia...

O filme é muito ruim, praticamente uma tortura até terminar. Estou vendo vários artigos falando sobre a proposta do filme em defender o ambientalismo, mas o engraçado é que no meio do filme ao invés do Pica Pau "salvar a natureza" ele resolve aceitar um "propina" para permitir que a obra acabe, simples assim. O.O

Minha pergunta é... numa escala entre ZERO (Filme do Zé Colmeia) e DEZ (Filho do Máskara), onde esse filme se classifica?!!!

Cara, o desenho clássico do Pica-Pau é pra se guardar pra sempre. Um filmes desses não tem a ver, só podia dar nisso...

Mas é.

Falou e disse!

Pois é, Isabella! Também adoro o Tim e sou fãzasso de Psych! Já perdi as contas de quantas vezes vi as oito temporadas... felizmente, ele está se recuperando muito bem e vai fazer uma participação - ainda que pequena - em "Psych: The Movie", que estréia em dezembro deste ano. :)

E, pra surpresa de ninguém, o filme é uma porcaria.

A Universal e esse diretor perderam a chance de salvar o filme do fracasso botando ótimas referências ao desenho incluindo no filme personagens clássicos como o Capitão Narácio (que seria o narrador do filme e na cena da invasão planejada pelo Lance, diz a clássica "se o Pica-Pau tivesse comunicado à polícia, isso nunca teria acontecido"), o Dooley (que seria o comparsa do Lance. A cada trapalhada do Dooley o Lance diz irritado ao Dooley "Não tem graça, Dooley"), o Zé Jacaré bruxo (que a pedido da Vanessa tentaria hipnotizar o Pica Pau só que isso não o afeta e o Pica Pau diz sozinho a clássica "Vudu é pra Jacu" até que finge estar hipnotizado como no desenho), o Pulguento o cachorro cão de guarda do Pica Pau (rugindo e mordendo o traseiro do Lance como faz no desenho), o Gato a jato (que renderia uma hilária perseguição com o Pica Pau na floresta), Juca Martelo (que estaria chefiando a obra a mando do Lance), o Smedley (que seria o cão operário da construtora do Lance que sofre um acidente provocado pelo Pica Pau dizendo "Em todos esses anos nessa industria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece"), o Dr Hans Chrucrutes e a Meany Ranheta enfermeira (que atenderiam o Lance com a Meany dizendo "Chamando Dr Hans Chucrutes, chamando Dr Hans Chucrutes"), o corvo Jubileu (que ajudaria o Pica Pau e o Tommy em troca de pipoca dizendo "Você disse pipoca?"). Enfim esse diretor realmente não aproveitou bem o vasto material que tinha em mãos

Isso não sei se o Discus funciona como o Twitter pelo tamanho de caráteres e este filme é como uma cópia mudando só umas coisa do script um cara que quer destruir uma floresta para fazer um parque(Deu a louca nos bichos) Advogado quer montar uma casa no meio do nada. Mesma história só muda umas coisas.

Pra se ter uma ideia o filme foi lançado diretamente em Home Vídeo nos EUA, diferente no Brasil que saiu nos cinemas, até My Little Pony - O filme bota esse filme no chinelo.

Queria ler a critica do Hessel desse filme, aposto que ele amou ou vai amar!

Não dá para acreditar que a Universal errou a mão com o seu mascote, só assistindo mesmo para ter certeza.

Como eu costumo falar, tem coisas inadaptáveis.

Os Filmes Live-Actions de Max Steel e o Ghost In The Shell não foram bem no Cinemas, o Filme Live-Action do Pica-Pau nem vai ter o grande numero de pessoas esse lançamento é só do Brasil e não dos outros países, a Universal esta fazendo muita besteira fazer o Filme Live-Action é muito arriscado para lançar 1 país só, é dinheiro jogado fora.

gosto do pica pau mas seila esse filme não parece me agradar,tudo que o pica pau poderia fazer de violencia que seus desenhos possuem ficariam ilimitados num live action.

Pior é que o diretor desse filme tem um histórico bem duvidoso dirigindo sequências que foram direto pra DVD e a maioria é vergonhosa (só Inspetor Bugiganga 2 é possivelmente a única tralha que presta desse currículo)

Roger Rabbit também é uma adaptação boa.

Arrisco em que dizer que até o novo desenho do Pica-Pau é melhor...

Popeye já teve um live-action nos anos 80 com o falecido Robin Williams. E sinceramente é até bom, se comparar com as adaptações atuais de desenhos clássicos.

Furry Vengeance é conhecido como "Deu A Louca nos Bichos" no Brasil (sim, é esse título do arco da velha) e só teve 8% no RT (já dá até pra imaginar o motivo)

Acho que filmes-família com histórias ambientais se tornou uma coisa bem clichê depois do filme dos Simpsons. Eu ainda não vi, mas com tanta história, por que usaram logo a solução mais simplória que nem no filme do Zé Colmeia deu certo (e isso porque ele já é um personagem florestal)? Foi só uma desculpa pra fazer um filme "exclusivo pros brasileiros" só porque o personagem é mais popular aqui. Que vergonha...

Se bem que nesse filme a Universal perdeu a chance de botar personagens que renderiam boas referências ao desenho como o Dooley (que seria o sócio do Lance), o cachorrinho do Pica Pau que morde alguém quando fica irritado, o Gato a jato (que renderia uma hilária perseguição com o Pica Pau), o Smedley (que seria o cão operário), o Dr Hans Chrucrutes e a Meany Ranheta enfermeira (que atenderiam o Lance). Enfim esse filme deveria ter sido feito pelo James Gunn

E sobre as armas, que tenha principalmente projéteis explosivos com efeito retardado! (bala que explode na cara)

O que?

Sério? Puxa, que pena, eu sempre gostei do Timothy desde que ele fazia Psych e fez cameos em Criminal Minds e Cold Case.

Esse vou passar longe nem quando sair bluray vou querer baixar de tão ruim que tá o filme seria bom se fosse todo em animação mais os caras inventa de fazer live action é pra estragar tudo mesmo.

Não tinha como esse filme dar certo, é sério! Poderia, ter feito uma animação bem feita, aos moldes do filme dos Simpsons... É inacreditável que os produtores acharam que essa era uma ótima ideia!!! Difícil entender...

Conseguiram a proeza de produzir algo pior do que o filme do Zé Colmeia.

Tem um passarinho que voa pro Sul, Bem longe do ninho,mas eu não viajo se me faz mal,Sou o pica pau ê,Eu sou o pica pau!

Esse filme é pior do que ser depenado pelo Puxa-Frangos...

Todos odeiam esse filme!

Furry Vengeance? Hmmm....

Eu como fã nem consegui me empolgar com o trailer.

Se o James Gunn dirigisse com certeza o filme teria essas coisas hehehe

Isso é meio desapontador, mas eu esperava isso. Só ao ver o trailer já tinha ficado com dois pés e meio atrás. Dublagem estranha, CG interagindo com gente de verdade... O trailer em si não teve conteúdo algum pra hypar alguém.

Desde o anúncio esse projeto prenunciava ser o mico do ano, então, não me surpreende. Tenho dó é dos críticos que serão obrigados a assistir essa bomba para resenhar...

Pra quem não sabe, o ator principal (Timothy Omundson) sofreu um AVC no começo do ano. Ainda tá em recuperação, mas este é um dos últimos trabalhos que ele filmou. Vou conferir só por isso mesmo, porque EU SEI que o filme é ruim!

Ministra de Relações Internacionais do Brasil, huahua.

Só tenho curiosidade de ver a fraca Thaila Ayala dublando ela mesma.

Eu vi o trailer, achei muito ruim. Um ovo de codorna e tá bom demais.

Já era de esperar fizeram um ctrl+c ctrl+v do filme do Brendan Fraser (Furry Vengeance). Não cheguei nem na metade do filme edição de som e principalmente a dublagem está toda atrasada Péssimo

Será que o Hessel teria dado 5 ovos? rsrs

melhor comentario sobre o filme.

Eu estava esperando uma crítica do Hessel... :D

Esse aí eu já tinha descartado com 2 minutos de cena na Comic-Con. Não pretendo ver.

e precisa???

Só de ver o trailer já dá para saber que o filme é uma bomba.

Tio Sam SOCORRO!!!

"Se o Pica-Pau tivesse comunicado a policia, isto nunca teria acontecido."

Já era esperado... Me surpreenderia se esse longa (feito Originalmente para TV) tivesse uns 3 ou quatro ovos...

Vai ser muito paia se esse filme ficar na frente de Blade Runner 2049 na bilheteria Brasileira,mostrando que brasileiro é o povo com maior mau gosto.

A Globo odeia o Pica Pau!!!! rs'

Eu também não estou botando muita fé no filme, mas criticar sem assistir é falta de bom senso, tem filmes que surpreende!

'Pica-Pau': filme americano com Thaila Ayala dublada em português chega aos cinemas... Só do Brasil https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/pica-pau-filme-americano-com-thaila-ayala-dublada-em-portugues-chega-aos-cinemas-so-do-brasil.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

Estou surpreso!

Não tem graça nenhuma, Dooley!

pro tanto de artista gringo que essa menina deu achei que ela ia conseguir ao menos um papel num filme da marvel ou dc

ou essa mistura seria um tiro certeiro se usassem o Dooley ao invés de um casal que nem está no desenho. Ele é um dos poucos inimigos humanos do Pica Pau

"Essa vai ser a minha maior vigarice".

Alguem esperava algo diferente? Nesse filme já estava escrito "desastre" por toda a parte.

Nem tava mais lembrando da existencia dessa joça

Pica Pau sobre o fracasso do seu primeiro filme pros cinemas: "Em todos esses anos nessa industria vital, essa é a primeira vez que isso acontece" Não resisti, e fiz uma piada com o clássico bordão do Smedley

O que me impressiona é que tem gente que assiste isso só para deixar sua crítica aqui. Se percebe que esse filme é descartável logo de cara.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus