Criadores do Framboesa de Ouro se arrependem de indicar atriz de O Iluminado

Créditos da imagem: Shelley Duvall em O Iluminado (Reprodução)

Filmes

Notícia

Criadores do Framboesa de Ouro se arrependem de indicar atriz de O Iluminado

"Stanley Kubrick é superestimado", diz responsável por premiar piores filmes

Omelete
2 min de leitura
22.02.2022, às 20H01.
Atualizada em 18.04.2022, ÀS 08H54

Esnobado pelo Oscar, O Iluminado disputou a primeira edição do Framboesa de Ouro, paródia da maior premiação do cinema para os piores filmes do ano. Os criadores do troféu irônico, entretanto, gostariam de retirar um das duas indicações do terror de Stanley Kubrick, o de Pior Atriz para Shelley Duvall [via Vulture].

"Para mim, é Shelley Duvall em O Iluminado. Conhecendo a história de fundo e a maneira como Stanley Kubrick a esmagou, eu a retiraria [do prêmio]", afirmou Maureen Murphy.

A atriz, que perdeu o Framboesa de Ouro para Brooke Shields (por A Lagoa Azul), revelou ao Hollywood Reporter ter ficado traumatizada com o filme e que chegou a rodar a mesma cena 35 vezes a mando de Kubrick.

Por isso, embora se arrependam de ter indicado Shelley Duvall, os criadores do Framboesa de Ouro manteriam o filme na categoria Pior Diretor, vencida por Robert Greenwald (Xanadu).

"O romance [de Stephen King] era muito mais surpreendente visualmente falando, muito mais aterrorizante, muito mais atraente. Pelo que entendi, Kubrick foi quem decidiu o que eles cortaram do romance. Então eu não me sinto tão mal por [ter indicado] Stanley Kubrick", disse John JB Wilson.

"Exatamente. Acho que esse cara é superestimado. Ele fez um bom filme e só. Estamos dispostos a dizer: 'Sim, talvez isso não devesse ter sido indicado'. Todos cometem erros. Isso é ser humano", complementou Murphy.

Lançado em 1980, O Iluminado adapta o livro de mesmo nome de Stephen King que conta a história de uma família que, após visitar um isolado hotel, começa a ser atormentada por uma presença sinistra que influencia o pai a entrar em um estado violento.

Entregue pela primeira vez em 1981, o Framboesa de Ouro (também conhecido como Golden Raspberry Awards e Razzies) é um prêmio humorístico, feito pelo publicitario John Wilson como um tipo de "paródia do Oscar". Enquanto o evento da Academia escolhe os melhores do ano, o Framboesa escolhe os piores e é entregue sempre um dia antes do Oscar.

O Framboesa de Ouro 2022, como já é tradição, vai ocorrer no dia antes do Oscar, 26 de março.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.