Shannon Amos, filha do falecido John Amos, afirma que soube pelo falecimento de seu pai pela imprensa americana. A revelação foi feita por Shannon em suas redes sociais.
"Estou sem palavras... Nossa família recebeu a notícia devastadora de que meu pai, John Allen Amos Jr., se foi em 21 de agosto. Estamos devastados e ficamos com muitas perguntas sobre como isso aconteceu há 45 dias, descobrindo pela imprensa como tantos de vocês", disse Shannon. A morte de Amos foi noticiada pelo Deadline a partir da declaração de Kelly Christopher Amos, outro filho do falecido ator.
Em 1977, Amos interpretou Kunta Kinte na aclamada minissérie Raízes, papel que lhe rendeu uma indicação ao Emmy de melhor ator e abriu muitas portas na atuação. Além dessa, ele esteve em outras séries como Good Times, Two and a Half Men, Um Maluco no Pedaço, e mais recentemente em Suits LA, onde interpretou ele próprio.
No cinema, ele esteve em vários papéis icônicos como em Um Príncipe em Nova York, Duro de Matar 2, Dr Dolittle 3 e Condenação Brutal. Além da atuação, ele serviu na Guarda Nacional em Nova Jersey e foi jogador de futebol americano na Universidade do Colorado.