[Atenção: o artigo a seguir contém spoilers de Madame Teia]
Parecia apenas uma piada, mas a frase “filme do Homem-Aranha sem Homem-Aranha” é uma definição bastante precisa do que a Sony busca na construção do seu universo fantástico. Embora dê protagonismo a vilões e figuras coadjuvantes das HQs do Teioso, como Venom, um personagem literalmente criado à imagem do herói, até aqui os três lançamentos do estúdio tentaram se sustentar por conta própria. Assim, Eddie Brock (e seu simbionte alienígena) e Morbius dispensaram Peter Parker e qualquer menção direta à sua vida, e assumiram para si o posto de defensores dos inocentes — uns com mais sucesso do que outros.
- Crítica: Mesmo se equilibrando em referências, Madame Teia acha razão de ser em si mesma
- Quem é a Madame Teia e como ela pode se encaixar nos filmes do Homem-Aranha
É curioso, portanto, que Madame Teia seja o filme a quebrar de alguma forma esse padrão. Porque, por mais que a história estrelada por Dakota Johnson siga o mesmo conceito dos seus antecessores — Cassandra Webb é também uma personagem adjacente ao Homem-Aranha que, agora, passa a ser o centro da narrativa —, ela não economiza nas referências a Peter Parker. Personagens, frases e acenos bastante reconhecíveis da mitologia do herói integram a história de origem da vidente de tal forma que realmente salta aos olhos a mudança de abordagem da Sony — mas calma: não a ponto de dar esperanças de ver Tom Holland ou qualquer outro Amigão da Vizinhança dando as caras neste universo. Novamente, nenhum deles está no filme.
Mesmo assim, Madame Teia é o filme com mais menções indiretas a Peter Parker. Duvida? Confira todas elas a seguir:
ADAM SCOTT É BEN PARKER…
Os rumores eram verdadeiros: Adam Scott interpreta ninguém mais, ninguém menos que o Tio Ben. Contudo, em Madame Teia, vemos uma versão um pouco mais jovem do personagem que, como nos quadrinhos, já serviu ao Exército dos Estados Unidos. Em 2003, ano em que o filme é ambientado, ele está de volta a Nova York, trabalhando como paramédico ao lado de Cassie. Eles poderiam ser apenas colegas de trabalho, mas logo de cara fica claro que são bons amigos.
…E ELE ESTÁ APAIXONADO!
A amizade dos dois é tão genuína que, no horário de almoço, Ben compartilha com Cassie que está apaixonado. Ainda que não diga o nome da sua pretendente, tudo leva a crer que se trata da Tia May. Afinal, Ben deixa claro que não é nenhum casinho. O romance é real!
EMMA ROBERTS É MARY PARKER…
Como se a presença do Tio Ben não fosse suficiente, Madame Teia também leva às telas a mãe do Peter Parker. Interpretada por Emma Roberts, Mary não tem muito mais do que 30 anos, mas já está casada com Richard, o irmão do personagem de Scott — e, portanto, o pai daquele que virá a ser o Homem-Aranha. Seu marido, no entanto, está ausente no filme por causa de uma viagem de trabalho, cujo destino Mary mesmo não sabe especificar. Mesmo assim, é visível que Mary e Ben se dão bem, porque o cunhado é quem organiza o chá de bebê dela.
…E ELA ESTÁ GRÁVIDA!
Pois é! Mary não só está grávida, como seu parto coincide com o clímax do filme. Ou seja, é por muito pouco que ela, Ben e o bebê sobrevivem à fúria do vilão Ezequiel. Por sorte, tudo dá certo, e seu filho nasce saudável.
Madame Teia, porém, deixa no ar um “mistério”. Desde o chá de bebê, o filme brinca com a expectativa de qual será o nome da criança — um detalhe que nem Cassandra é capaz de descobrir, já que, naquele momento, ainda está desvendando como seus poderes funcionam.
AGORA, QUAL PETER PARKER?
Embora dizer com todas as letras seja desnecessário, é importante pontuar um detalhe: como o filme é ambientado em 2003, tecnicamente este Peter não pode ser nem o do Andrew Garfield, que nasceu em 1995, nem do Tom Holland, que é de 2001. Trata-se, portanto, de outro Homem-Aranha…
“SER TIO É SÓ DIVERSÃO…”
Cassie, infelizmente, não tem a mesma sorte do amigo e acaba ferida. Internada no mesmo hospital em que Mary teve seu parto, ela descobre que deu tudo certo e seu amigo é mesmo tio. Mattie é quem dá a notícia, dizendo: “Ben está muito feliz, porque ser tio é ter toda a diversão e nenhuma responsabilidade”. Não é à toa que Cassie responde com um comentário sarcástico (“ele que pensa”): esta é uma referência muito clara à frase clássica do Tio Ben “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.
Essa, no entanto, não é a única tentativa de parafrasear o famoso ensinamento dado a Peter. Na realidade, quando Cassie volta à Amazônia atrás de respostas sobre seu passado, uma das Pessoas-Aranha responsável por salvar sua vida a deixa com a seguinte mensagem: “quando você assume a responsabilidade, grandes poderes virão". Curiosamente, nesse caso, a ideia do Tio Ben acaba deturpada: o poder se torna consequência da responsabilidade, e não o fator que a cria. Mas Cassie a aceita e, olha só, aceita de vez a tarefa de proteger as futuras Mulheres-Aranha.
“MEU TIO JONAH PODE NOS AJUDAR!”
Há, ainda, a menção casual a outro nome conhecido dos fãs do Teioso. Enquanto planejam como agir diante da aparição de Ezequiel e de toda a confusão que fez de Cassie suspeita pelo “sequestro” das adolescentes, Mattie dá a ideia de acionar seu tio. O nome dele? Jonah. Sim, Mattie, uma das futuras Mulheres-Aranha, é sobrinha de J Jonah Jameson, o inimigo público número 1 do herói.