Depois do anúncio de que a orientação sexual de Hikaru Sulu seria revelada como homossexual em Star Trek: Sem Fronteiras, George Takei, ator que viveu o personagem originalemnte na série clássica, revelou descontentamento em entrevista ao THR.
"Estou muito feliz que exista um personagem gay", disse Takei. "Infelizmente, é uma distorção da criação de Gene [Roddenberry], a qual ele dedicou muito de sua vida. Acho que é lamentável", completou o ator, que se revelou gay em 2005.
Takei diz na entrevista que Roddenberry era um forte defensor dos direitos LGBT, "mas ele disse que estava quebrando barreiras e andando numa corda bamba - se ele forçasse muito, a série não seria exibida". Um bom exemplo da luta por igualdade de Roddenberry foi a exibição de um beijo entre Capitão Kirk (William Shatner) e Tenente Uhura (Nichelle Nichols), considerado polêmico na época por ser interracial.
O ator explica sua declaração dizendo que Roddenberry sempre desenvolveu seus personagens depois de muita pesquisa e consideração e que Sulu sempre havia sido imaginado como heterossexual.
O elenco de Star Trek: Sem Fronteiras também com Chris Pine, Sofia Boutella, Idris Elba, Simon Pegg, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Lydia Wilson e Urban, que estará na CCXP - Comic Con Experience. Justin Lin dirige.
A Paramount vai lançar Star Trek: Sem Fronteiras no Brasil em 1º de setembro. 2016 marca o aniversário de 50 anos da franquia - a primeira série de TV foi ao ar na NBC em 8 de setembro de 1966.