Filmes

Artigo

O Exterminador do Futuro: Gênesis | Da Frigideira

Vimos 20 minutos do filme; novo capítulo da série cinematográfica revisita anos 80 e o clássico de James Cameron

01.06.2015, às 14H15.
Atualizada em 01.06.2015, ÀS 14H52

"Eu amo fazer filmes de todos os tamanhos", disse Arnold Schwarzenegger em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. "Mas há certos filmes que as pessoas gostam mais. E algumas franquias as deixam apaixonadas, como O Exterminador do Futuro. Estou muito feliz de ter sido convidado para voltar".

None

Quem não conhece o clássico O Exterminador do Futuro não terá qualquer problema em acompanhar o novo filme, O Exterminador do Futuro: Gênesis. Mas quem aprecia o longa de 1984 vai se divertir muito mais comparando os dois filmes. O novo capítulo da saga revisita cenários do original com competência.

As cenas iniciais usam os mesmos ângulos e situações, desvirtuando-as aos poucos. Estamos no filme de James Cameron, mas há algo errado. Não tarda para que o Arnold Schwarzenegger jovem - muito verossímil! - se depare com sua versão envelhecida, em uma batalha de ciborgues de infiltração T-800. "A ideia de Exterminador é que nada mude em 30 anos pois ele é uma máquina. Ele não envelhece. O que envelhece é o tecido humano nele. Vocês me verão envelhecer naturalmente ao longo das épocas em que o filme se passa. Pois o T-800 tem metal exposto e não pode viajar no tempo com os outros", disse o astro.

No filme, afinal, alguém enviou um T-800 "do bem", reprogramado, para cuidar de Sarah Connor (Emilia Clarke) desde os 9 anos de idade. "Eles foram ótimos ao contratar Emilia Clarke. Linda Hamilton fez um trabalho extraordinário nos primeiros filmes e Emilia tinha um desafio enorme. Ela treinou muito para se tornar essa guerreira. Durante meses! Eu a vi mudar fisicamente e em termos de atitude. Ela fez algo extraordinário e trabalhou muito para se tornar essa mulher durona. Eu só tenho respeito por ela! Foi uma escolha ótima!", comentou Schwarzenegger.

O resultado é a presença da Sarah Connor durona de O Julgamento Final no lugar da Sarah Connor garçonete e assustada do primeiro longa. Esse parece ser o grande mistério do filme, iniciando um vai e vem temporal de personagens novos e antigos da franquia, mudando a história conhecida. Até que algo assim demorou para acontecer, considerando que a viagem do tempo sempre foi possível na série.

Mas o T-800 está longe de ser a única ameaça nesse 1984 alternativo. Um robô modelo T-1000 (Byung-hun Lee), de metal líquido como o do segundo longa, persegue o recém-chegado Kyle Reese (Jai Courtney). Afinal, sem o "acasalamento de Sarah e Kyle", como explica o velho T-800, chamado de "Papi" pela garota, nunca haverá um John Connor para salvar a humanidade.

Por falar em John Connor, a segunda cena do preview especial introduziu o personagem vivido por Jason Clarke. Formado de nano-partículas, o novo robô parece ser um dos mais letais que a franquia já viu. A sequência o mostrou perseguindo Sarah, Kyle e o T-800 em alta velocidade em San Francisco. Entre tentativas diversas de enfrentar o oponente, um "soco inglês" magnético é a única arma relativamente eficaz contra a criatura.

Para Schwarzenegger, porém, o que mais impressionou ao ver o filme pronto foram as emoções que ele desperta. "Há ação e explosão, mas também outras cenas ótimas e emotivas, como a hora em que Sarah Connor precisa viajar e dá um abraço no T-800. E ele diz 'eu não entendo pq as pessoas agarram as outras quando sabem que elas precisam ir'", explicou.

Schwarzenegger se diz empolgado a voltar a seus personagens do passado. "Estou feliz de voltar a ser Conan, T-800 e fazer um novo Irmãos Gêmeos. É muita confiança da indústria em mim. Fico honrado. Isso é fruto do meu treino diário e prática. Se você treinar sempre, sempre ficará pronto para mais desafios", concluiu.

Exterminador do Futuro: Gênesis estreia no Brasil em 2 de julho. Acompanhe as novidades do filme no Omelete e aguarde o OmeleTV especial na próxima quinta. Assista ao trailer legendado do filme:

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.