Uma mistura de San Andreas com Jurassic Park. É assim que o produtor Hiram Garcia definiu Rampage: Destruição Total durante a visita ao set que o Omelete fez no ano passado para saber um pouco mais sobre a nova colaboração entre o diretor Brad Peyton e o astro Dwayne Johnson.
Ciência
A trama abre no espaço, onde astronautas trabalham com a tecnologia CRISPR de edição de genoma. Essa tecnologia existe no mundo real e é usada em engenharia genética. No filme, experimentos visam remover o vírus do HIV de ratos, mas um acidente com a personagem de Marley Shelton causa uma avaria na estação espacial e três caixas danificadas com esse material genético entram em órbita e caem em três pontos distintos dos EUA. "Estamos convencidos de que vai ficar super real. A CRISPR é a arma de destruição em massa do futuro", diz o produtor John Rickard.
Na nossa passagem pelos galpões localizados em Atlanta, nos EUA, pudemos descobrir como a adaptação do clássico arcade ao cinema mistura a ciência do mundo real com as mutações que geram animais gigantes, como a tecnologia de captura de movimento é empregada no filme, e como a aventura se desenrola até um clímax destruidor em Chicago. Na galeria abaixo, conheça 10 segredos que aprendemos no set.
Animal lover
Davis Okoye, o personagem de Dwayne Johnson, é um primatologista que adotou o gorila George durante sua última missão militar, que deixou traumas. Segundo o produtor Hiram Garcia, o arco de Okoye envolve se reaproximar dos humanos e voltar a confiar nas pessoas. Davis passa o filme tentando salvar George, "que é a família do cara", diz Garcia. O gorila mata um urso pardo no começo do filme e todos em volta se preocupam com a agressividade de George.
Evolução
A trama se passa ao longo de quatro dias, pelos extremos dos EUA, da Flórida até a Califórnia. O material genética cai do espaço no Wyoming (onde afeta um lobo cinza), em San Diego (onde transforma o gorila George) e nos pântanos de Everglades, na Flórida (onde atinge um crocodilo). Uma cena importante mostra as primeiras mutações do lobo cinza e acontece no dia 2. Já o momento do avião cargueiro se passa no terceiro; segundo Jeffre Dean Morgan, essa cena é o começo de toda a loucura de Rampage envolvendo os monstros.
O gorila
George é o monstro do "bem". Adotado pelo personagem de The Rock, o gorila albino de 10 metros de altura, olhos azuis, vem do zoológico de San Diego. Na escala das mutações, em 18 horas desde a primeira exposição ele alcança 3,6m de altura. Tem uma cicatriz vertical no olho esquerdo.
Leia também:
"Vou fazer o filme de monstros mais divertido de todos", diz o diretor
Dwayne Johnson diz que não tem medo da maldição dos games no cinema
"Faço cenas sem dublê mas não sou o Tom Cruise", diz Jeffrey Dean Morgan
O lobo
O lobo cinza do Noroeste dos EUA é chamado de Ralph, cresce com o pêlo meio mal cortado, atinge 15 metros de altura e é o mais rápido dos três monstros. A mistura com DNA de coruja lhe dá visão telescópica e noturna, enquanto o DNA de morcego alonga suas orelhas e amplifica sua audição. Joe Manganiello vive um dos paramilitares que integram a equipe Black Kill, contratados para recuperar a carga que caiu do espaço, e uma cena envolve Ralph atacando essa equipe.
Captura de movimentos
A Weta faz a captura de movimento paralelamente à ação no set, com várias câmeras suspensas no ar ao mesmo tempo, o que acelera o processo de filmagem. Jason Liles interpreta George pela captura de movimentos. Ele elogia os ensinamentos que recebeu de Terry Notary e Andy Serkis para interpretar um primata. "Terry veio do Cirque du Soleil e é um técnico incrível. Eu não teria conseguido sem essa ajuda. Ele é o melhor do mundo nisto aqui", diz em referência ao mocap.
O crocodilo
Lizzie, o crocodilo, foi mais exposto ao componente químico e lembra o Godzilla. Chega a 60m de comprimento. Tem os dentes deformados para cima e para baixo. Na última mutação seu rabo fica com uma ponta que parece uma maça de espinhos. Nas misturas de DNA, o de Lizzie se funde com camaleão, e o crocodilo pode escalar superfícies verticais. O rabo espinhoso vem do baiacu, e a segunda fileira de dentes (que começa quase na garganta) deriva do DNA dos tubarões, assim como as guelras. Os ossos que saltam da pele vêm de DNA de certos sapos, e ajudam a atacar e escalar.
Destruição total?
O terceiro ato do filme envolve uma Chicago evacuada e totalmente destruída. Segundo o desenhista de produção Bary Chusid, a ideia é criar uma situação parecida à de San Francisco em San Andreas, em que as pessoas têm uma relação especial com a cidade e testemunham a destruição. "Não temos um orçamento tão grande quanto de outros filmes do gênero, mas Brad [Peyton] é tão preparado que cada dólar estará visível na tela", diz o produtor John Rickard. Ele diz que a ideia é criar um filme de censura 13 anos que esteja no limite do permitido para essa classificação etária.
Cargueiro
Uma cena grande rola com George no avião cargueiro C-17, quando o gorila é preso pela equipe do agente governamental interpretado por Jeffrey Dean Morgan. No início do filme, ele faz o antagonista de Dwayne Johnson, e Morgan sofre na mão de George. Partes do C-17 foram construídas em um estúdio de som enorme em Atlanta, com cerca de seis andares de altura. Essas partes da fuselagem ficam erguidas em plataformas hidráulicas para permitir sacudir o espaço, e câmeras também ficam presas em braços hidráulicos, para close-ups e para registrar as sacudidas em planos fechados.
Clímax
Malin Akerman e Jake Lacy fazem irmãos ricos que querem de volta a tecnologia de bioengenharia. O escritório deles fica na Willis Tower, o edifício de Chicago que era o mais alto da América do Norte até a construção do One WTC em 2014. É em Chicago que rola o clímax de Rampage, depois que um sinal gatilho atrai os monstros à cidade. Uma arte conceitual mostra George no topo do prédio, agarrado às antenas da torre, enquanto Ralph escala a torre e Lizzie devora a base, em referência ao game. O topo da Willis Tower, com um helicóptero caído, foi construído de verdade no set.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários