Durante o Festival de Cinema de Toronto, Steven Soderbergh revelou detalhes sobre um projeto muito pessoal que tem mantido em segredo pelo últimos 15 anos: um extenso livro sobre Tubarão, o clássico thriller de Steven Spielberg. [Via Hollywood Reporter]
"Eu tenho trabalhado neste livro que é um estudo sobre direção e usa como espinha dorsal uma análise da produção de Tubarão dia a dia. Este livro não é para o público geral. É para pessoas que estão interessadas em filmes, seja como espectadores ou aqueles que querem fazer esse trabalho. Porque se você vai fazer esse trabalho, precisa entender o trabalho. Este é o trabalho",explicou o cineasta.
Apesar de focar em Tubarão, Soderbergh garantiu que o livro não se limitará a uma análise cena por cena do longa: “Eu vou guiá-lo pela experiência de fazer o filme como um ponto de partida para falar sobre resolução de problemas e o processo de criação".
Soderbergh recordou, também, do momento em que assistiu Tubarão, aos 13 anos de idade: "Eu saí do cinema com duas perguntas: ‘O que significa dirigido por? E quem é Steven Spielberg?". Após isso, ele descobriu The Jaws Log, um livro de Carl Gottlieb sobre o thriller, que se tornou sua “bíblia”: “Eu carregava este livro comigo, desgastei muitas cópias".
Apesar do entusiásmo do cineasta, Soderbergh admitiu que o livro pode levar ainda muito tempo para ser lançado, ou mesmo nunca ver a luz do dia, já que ainda não está finalizado.
O diretor foi indicado três vezes ao Oscar e venceu como melhor Diretor, em 2001, por Traffic - Ninguém Sai Limpo, e foi a Toronto neste ano para divulgar seu novo longa, Presence, um suspense sobrenatural estrelado por Lucy Liu, Chris Sullivan e Callina Liang.