O cineasta Spike Lee (Malcolm X, Infiltrado na Klan, Faça a Coisa Certa) gravou um vídeo em que questiona quem mandou matar a vereadora carioca Marielle Franco. A fala foi registrada em Nova York após Lee assistir ao documentário nacional Democracia em Vertigem, de Petra Costa.
Spike Lee, um grande cineasta engajado na luta contra racismo, questionando sobre o assassinato de Marielle Franco em Nova York.
— karma is a bitch (@aparatando) November 18, 2019
Esse é o tweet. pic.twitter.com/jmvxYVDnFx
A cineasta também divulgou um vídeo em que Lee comenta sobre o longa, afirmando que o documentário “dá um outro olhar sobre a escalada do fascismo”. Ele também critica o presidente americano Donald Trump e não o chama pelo nome. Confira:
“Esse filme nos dá um outro olhar sobre a escalada do fascismo. Não é só aqui, é global." Disse Spike Lee ao apresentar o nosso “Democracia em Vertigem” para uma sessão do filme no Museu de Arte Moderna em Nova York. pic.twitter.com/ZKrysnsGYP
— Petra Costa (@petracostal) November 17, 2019
A vereadora Marielle Franco foi morta em 14 de março de 2018, ao lado de seu motorista, Anderson Gomes. Além da fala de Lee, Franco já foi lembrada por outros nomes da cultura pop, como Roger Waters, Viola Davis e Katy Perry.
O documentário Democracia em Vertigem está disponível na Netflix.