O próximo lançamento da Disney para os cinemas, a animação Wish: O Poder dos Desejos, tem uma responsabilidade única: celebrar os 100 anos das animações da casa do Mickey Mouse, comemorados em 2023. Mas como relembrar o passado e acenar para o futuro ao mesmo tempo? Para os produtores, Juan Pablo Reyes e Peter Del Vecho, esse foi justamente o questionamento que ajudou a nortear todo o processo por trás do filme, iniciado ainda em 2018.
"Começamos a perguntar para os executivos da companhia o que as animações da Disney significavam para eles, então palavras como ‘desejar’ e ‘desejos’ foram as que mais se destacaram", foi o que disse Reyes em entrevista ao Omelete. Mesmo com parte do conceito partindo desse brainstorming, a dupla tinha consciência que a estética da produção deveria ser um dos elementos-chave. "É como a Disney ficou conhecida ao longo desses anos", acrescenta Del Vecho.
"Decidimos que iríamos nos inspirar nos visuais das primeiras animações da Disney, trazendo esse aspecto aquarelado. Junto ao departamento de tecnologia, conseguimos aliar esse tom que você só encontra nos melhores livros de colorir com o CGI", disse o produtor, que destaca os visuais de Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e Pinóquio (1940), os dois primeiros longa-metragens da companhia, como principais inspirações para a estética da animação.
Para atingir o resultado, a dupla logo contatou Michael Giaimo e Lisa Keane, diretores de arte de Frozen I e II.
"Conseguimos trazer um visual e ponto de vista únicos para Wish, algo que realmente vai conseguir capturar o público e se sustentar por conta própria", apontou Reyes, que finalizou de forma categórica: "Por isso convidamos a todos para assistir a Wish nos cinemas. Ele foi feito para ser visto nas telonas".
A trama principal de Wish: O Poder dos Desejos acompanha a jovem e sonhadora Asha (Ariana DeBose), que tem seu desejo atendido por uma força cósmica chamada Estrela. Juntas, elas precisam enfrentar o autoritário Rei Magnífico (Chris Pine) para salvar sua comunidade.
Além de Pine e DeBose, o elenco de vozes em inglês inclui Evan Peters (Mare of Easttown), Harvey Guillén (What We Do in the Shadows) e Ramy Yousef (Ramy).
O longa tem a direção de Chris Buck (Frozen) e Fawn Veerasunthorn (Raya e o Último Dragão).
Wish: O Poder dos Desejos chega aos cinemas no Brasil em 4 de janeiro.