O 8TURN pode não ter pisado em terras brasileiras ainda, mas isso não significa que eles não conheçam o nosso ritmo. O grupo de k-pop conversou com o Omelete na ocasião do lançamento de seu novo single, “Leggo”, e confessou que o funk brasileiro é uma constante inspiração para suas músicas - via TikTok, é claro.
“Sabe, nós usamos bastante o TikTok”, diz o integrante MIN HO, aos risos. “Algo que sempre encontro por lá são músicas do funk brasileiro, e sempre me pego gostando muito delas quando aparecem”. A seguir, confira o que os oito artistas falaram sobre a possibilidade de um show no Brasil, sobre o apoio incondicional dos fãs conhecidos como TURNING, sobre a expansão da indústria do k-pop ao redor do mundo, e muito mais!
OMELETE: Bom, sou grande fã do último álbum do 8TURN, Stunning - acho que ele foi uma bem-vinda injeção de energia e inventividade no k-pop. E “Leggo”, o single mais recente lançado por vocês, segue a mesma levada enérgica. Vocês pretendem seguir apostando nisso, ou querem explorar gêneros diferentes daqui para frente?
YOON SUNG: Muito obrigado, significa muito para nós ouvir que você tenha gostado do álbum! Depois de Stunning, nós participamos de um reality show chamado Road to Kingdom [no qual grupos já estabelecidos no k-pop competem em várias performances e covers desenhados para testar sua versatilidade], e tentamos vários gêneros diferentes, mas parece que as pessoas realmente gostam quando apostamos no hip hop e em ritmos mais energéticos. Então acho que, por termos percebido isso, “Leggo” saiu nesse estilo.
Mas é claro que no futuro vamos explorar gêneros diferentes de novo, então podem aguardar por isso!
OMELETE:“Leggo” é um título bem interessante para uma música [pode ser uma abreviação de “Let Go”, ou “deixe para lá”, e também uma referência à marca de brinquedos]. O que vocês pensaram quando a ouviram pela primeira vez, e o que fez com que vocês a escolhessem como próximo single?
KYUNG MIN: Olha, assim que ouvi “Leggo” pela primeira vez, pensei: ‘Se não pegarmos essa música e fizermos dela um single, será um desastre. Algum outro grupo vai nos roubar, porque é uma ótima canção’. Senti que tínhamos que fazer isso como 8TURN. Acho que os outros integrantes concordaram comigo, porque fizemos uma votação e “Leggo” acabou vencendo.
OMELETE: O 8TURN estreou há pouco mais de dois anos, e já conquistou muitas coisas quando olhamos para vendas de álbuns, vitórias em programas de TV e premiações. Tendo alcançado esse patamar, o que vem a seguir para vocês? Como veem o 8TURN daqui há cinco ou dez anos?
JAE YUN: É verdade que o nosso fandom está crescendo e nossas vendas estão aumentando, mas acho que para nós o sonho sempre foi maior do que isso. Acho que sempre foi sobre melhorar nossas performances, sobre como queremos ser percebidos artisticamente pelo público, como cantores e dançarinos. De certa maneira, vimos “Leggo” como uma música que poderia representar esses desejos.
No futuro, o que queremos é simplesmente fazer o que amamos, o que faz nosso coração palpitar e o que nos mantém aquecidos como artistas. Acho que isso é o que todos nós pensamos, o que temos em mente diariamente.
OMELETE: O 8TURN é acompanhado por muitos fãs fora da Coreia do Sul desde sua estreia. Como vocês se sentem entrando na indústria neste momento específico, em que o k-pop está se tornando cada vez mais um fenômeno global?
JAE YUN: Eu sinto que a indústria do k-pop é como um oceano - existem tantos grupos, tantas músicas, tantas performances excelentes por aí. Então é muito difícil se destacar neste momento, e eu acho que nós ainda estamos na jornada de encontrar algumas coisas que nos permitam fazer isso, dentro da nossa identidade genuína. Então, sim temos esse fandom em expansão na Coreia e fora dela, mas sinto que ainda temos um longo caminho a percorrer, e ainda estamos dispostos a percorrê-lo. Nossa faísca ainda está aqui, sabe? Ficamos muito felizes quando sabemos que o mundo inteiro está de olho em nós, e esperamos que continuem atentos ao que temos reservado.
KYUNG MIN: Isso mesmo, ótima resposta!
OMELETE: Este ano vocês estão embarcando em sua primeira turnê pela América do Norte [confira datas e ingressos no site da Live Nation], mas ainda não vimos vocês aqui no Brasil. Existe um plano para isso acontecer? Qual mensagem vocês gostariam de deixar para os fãs que estão esperando para vê-los?
YUN GYU: Essa oportunidade de fazer uma turnê pela América do Norte foi incrível para nós, mas de fato também recebemos muitos pedidos dos fãs da América Latina. Queremos entregar a energia do 8TURN para esses fãs o mais rápido possível, então saibam que estamos sempre preparados, e assim que tivermos uma chance estaremos por aí!
OMELETE: Finalmente, gostaria de perguntar a vocês o que conhecem da cultura e da música brasileira. Ouvem algum artista daqui, por exemplo? Qual é a sua ideia do Brasil?
MIN HO: Sabe, nós usamos bastante o TikTok… [Risos] Algo que sempre encontro por lá são músicas do funk brasileiro, e sempre me pego gostando muito delas quando aparecem. Como estou sempre procurando por músicas novas e interessantes, é algo que chama a minha atenção. Mas não tenho nenhum artista específico do qual sou fã, você pode indicar algum para todos nós?
OMELETE: Uau, funk brasileiro… existem os clássicos como Valesca Popozuda, e é claro que Anitta é uma grande popstar global agora. Pabllo Vittar também é ótima, temos muitos artistas incríveis.
JAE YUN: É claro, nós sempre ouvimos dizer que o Brasil é um país muito musical! Estamos prontos para ir até aí e aprender mais sobre sua cultura, sobre sua música e a atmosfera do país. É uma grande curiosidade que temos, e acho que por isso sentimos esse impulso para viajar logo para a América Latina. Mal podemos esperar para ir até lá e aprender muito sobre todos esses artistas.
OMELETE: Muitos dos nossos artistas também são grandes fãs de k-pop, como eu sei que Anitta e Pabllo são. Tenho certeza que eles adorariam colaborar com vocês!
JAE YUN: Oh, legal! Mal posso esperar, vamos checá-los em breve.
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