HQ/Livros

Artigo

Batman vs Superman | Afinal, o que são as caixas maternas?

E como a origem de Ciborgue pode se ligar ao filme da Liga da Justiça?

Omelete
4 min de leitura
29.03.2016, às 12H35.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Batman Vs Superman - A Origem da Justiça mal tinha fechado seus números de fim de semana de estreia e, nesta segunda-feira, declarações de Zack Snyder sobre a origem de Ciborgue e um vídeo com uma cena deletada já deram o tom da nova discussão entre os nerds: afinal, o que são as tais caixas maternas e como isso levará ao filme da Liga da Justiça?

None

Nos quadrinhos, caixas maternas são computadores vivos criados com a tecnologia dos Novos Deuses, grupo celestial da Quarta Dimensão do qual faz parte Darkseid, um dos principais antagonistas de Superman e da Liga desde que o vilão foi criado por Jack Kirby em 1970. Na mitologia concebida por Kirby, os Novos Deuses surgiram depois que o Ragnarok dizimou as antigas divindades, e se dividiram em dois grupos: os deuses benévolos, que habitam o planeta Nova Gênese, e os malévolos, que vivem em Apokolips sob a tirania de Darkseid.

Essas caixas, supercomputador portáteis dotados de consciência própria, dão poderes a seus donos e vivem em função deles. Uma caixa materna só pode ser construída em Nova Gênese ou em Apokolips, e se comunicam por um barulho de sino similar ao "ding ding ding" feito por Lex Luthor no fim de Batman vs Superman. Esse era o primeiro indício de que o personagem tomou conhecimento da tecnologia alienígena - o que terminou comprovado pela cena deletada depois.

É difícil dizer se Luthor teve poderes conferidos por uma caixa materna ou se apenas teve um vislumbre de sua existência. Cada caixa materna trata seu dono realmente como um filho, recuperando o fisicamente, dando-lhe poderes que vão de teletransporte a manipulação de energia, e a caixa materna se autodestrói quando seu dono morre. Para os Novos Deuses, as caixas maternas são tão comuns quanto ter um smartphone, mas para mortais normais seria o maior presente do universo.

None

De qualquer forma, temos ao final de Batman vs Superman o prenúncio de uma invasão alienígena; desde sempre, Darkseid sempre teve como objetivo tomar a Terra para si. Mas quem é a criatura que está em "comunhão" com Luthor dentro da nave kriptoniana? A primeira aposta é Lobo da Estepe (veja abaixo), que nos Novos 52 tem chifres parecidos com o do personagem no filme. Ele é tio de Darkseid e lidera o exército de Apokolips. É pouco provável que ele faça esse papel de se comunicar com outros povos, porém. Quem poderia fazer essa função, mas visualmente não parece com essa criatura do filme, é Metron, um Novo Deus que viaja pelo universo atrás de conhecimento e pode atravessar o espaço e o tempo instantaneamente.

Outra possibilidade seria Yuga Khan, outro vilão com um visual de chifres. Desses personagens ele é o único que não foi criado por Jack Kirby. Concebido em 1990, Yuga Khan é o antigo regente de Apokolips e é também o pai de Darkseid. Ele é o Novo Deus mais poderoso, e apareceu recentemente no arco "Darkseid War" que ainda está acontecendo na HQ da Liga da Justiça.

None

Enquanto a identidade desse arauto permanece em segredo, temos pelo menos a certeza de que já há caixas maternas na Terra. Ao afirmar que Vic Stone foi transformado em Ciborgue com essa tecnologia dos Novos Deuses, Zack Snyder dá margem a algumas interpretações: seria um presente de um visitante alienígena ou o artefato foi trazido ao nosso planeta em segredo? Seria essa caixa materna que deu ao Ciborgue seu "nascimento agonizante" o elemento que desperta a atenção de Darkseid para a existência da Terra?

Nos quadrinhos, Ciborgue foi originalmente criado com tecnologia experimental desenvolvida pelo seu pai nos Laboratórios STAR. Na origem revisada da cronologia dos Novos 52, porém, que tem inspirado bastante os filmes da DC (como na origem da Mulher-Maravilha que deve ser usada no cinema), o elemento das caixas maternas foi incorporado: o pai de Vic manipula uma dessas caixas (trazida depois que Superman encontra um parademônio de Apokolips), que explode nos Laboratórios STAR e destrói quase todo o corpo de Vic. Para reconstruir o filho, o cientista acaba usando a tecnologia dos Novos Deuses, combinada com próteses e nanotecnologia, para transformá-lo em Ciborgue.

None

Pelo trecho do nascimento de Ciborgue mostrado em BvS, essa cena parece ter sido traduzida com certa fidelidade dos quadrinhos da Liga nos Novos 52: Vic está à beira da morte e seu pai apela ao último recurso, a caixa materna, para tentar mantê-lo vivo. Vamos esperar por mais cenas inéditas - que no fim estarão reunidas na versão para adultos de BvS em Blu-ray, com 30 minutos a mais, que sairá em 30 de setembro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.