Caçadores de Obras-Primas (Monuments Men), filme que George Clooney escreveu, dirigiu e estrelou, acaba de deixar a corrida para o Oscar 2014. O drama de Segunda Guerra Mundial estrearia em 18 de dezembro - época dos filmes com pretensões ao maior prêmio de Hollywood -, mas foi adiado para o início de 2014.
Clooney comentou ao Los Angeles Times que os efeitos especiais do filme não ficarão prontos a tempo do lançamento em dezembro, o que obrigou o estúdio a remover o potencial candidato ao Oscar da concorrida temporada de fim de ano, em direção a um lançamento em 2014. O diretor diz que a intenção sempre foi "realizar uma peça comercial, de puro entretenimento", ou seja, sem pretensões ao troféu mais famoso do cinema, mas a data programada originalmente para o lançamento denotava uma estratégia diferente do estúdio.
"Se algum dos efeitos especiais parecer falso, todo o filme parecerá falso. Nós simplesmente não temos pessoas o bastante para terminá-lo em dezembro", disse Clooney.
O filme é baseado no livro de Robert M. Edsel The Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thieves, and the Greatest Treasure Hunt in History, sobre um grupo de especialistas selecionados pelo governo dos EUA para reaver obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra.
Cate Blanchett, Bill Murray, Jean Dujardin, Daniel Craig, John Goodman, Hugh Bonneville e Bob Balaban estão também no elenco, além de Clooney e Matt Damon. Alexander Desplat cuida da trilha sonora.
A Fox financia o projeto com a Sony Pictures. Segundo Clooney, esse será seu filme de maior orçamento - o mais caro até agora, O Amor Não Tem Regras, custou apenas US$ 58 milhões - mas não deve passar dos US$ 60 milhões. Caçadores de Obras-Primas chega ao Brasil em 17 de janeiro.