Acústico MTV de Fruto Proibido foi “libertador e desafiador”, diz Manu Gavassi

Créditos da imagem: Cleiby Trevisan

Música

Notícia

Acústico MTV de Fruto Proibido foi “libertador e desafiador”, diz Manu Gavassi

Omelete participou de coletiva onde cantora revelou bastidores e inspirações para especial da MTV, que estreia nesta quinta

Omelete
5 min de leitura
02.02.2023, às 12H00.

Quem conhece o legado que Rita Lee deixou na música, pode se pegar surpreso com Acústico MTV: Manu Gavassi Canta Fruto Proibido, afinal, as duas cantoras têm histórias e estilos bastante distintos, mas se engana. Ambas cresceram no mesmo bairro, na Vila Mariana em São Paulo, gravaram o disco próximo dos seus 30 anos e nunca tiveram medo de falar o que bem entendem.

"Chegou a passar pela minha cabeça 'Que audácia, né, regravar um álbum clássico!'”; comentou Manu Gavassi sobre a ideia de regravar o álbum de Rita Lee, durante a coletiva de imprensa do lançamento do especial, em que o Omelete esteve presente.

“Mas, ao mesmo tempo, eu pensava: 'Não, que incrível!' Eu tento me colocar no lugar da Rita agora, que loucura, se isso acontecer na minha vida. Vou achar uma loucura uma geração muito mais nova que não participou daquilo redescobrindo.”

Rita Lee & Tutti-Frutti Fruto Proibido foi lançado há 48 anos e revolucionou o rock nacional ao apresentar riffs e canções sobre a perspectiva da cantora que sempre esteve à frente do seu tempo. O disco tem clássicos da cantora como “Ovelha Negra”, “Agora Só Falta Você” e “Esse tal de Roque Enrow”.

HOMENAGEM E INSPIRAÇÃO

Cleiby Trevisan

Durante a coletiva, o Omelete perguntou como foi receber a benção da Rita para fazer o acústico, e Manu respondeu que houve um longo processo de tempo e troca de mensagens para que o projeto saísse do papel. "Eu acho que eu só tive a coragem de sugerir isso [o acústico] quando eu entendi que a gente já tinha tido trocas [de mensagens] à distância o suficiente para ela entender que eu genuinamente amava e respeitava ela"

Quem acompanha o trabalho da ex-BBB sabe que Manu tem um carinho pela artista - tanto que já citou a Rainha do Rock nos seus hits “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim” e “Bossa Nossa”. Na entrevista, ela disse odiar a ideia que se aproxima dos artistas que gosta por oportunismo e interesse. "Para mim, eu quis que ela [Rita] tivesse a certeza que eu amava muito ela, respeitava muito ela e tinha uma compreensão muito grande do que ela significava fazer essa homenagem, e a gente teve algumas trocas ao longo dos anos".

Apesar da ode à Rainha do Rock, Manu explica que a ideia do especial é misturar o que há nela e o que a Rita Lee a inspirou sem parecer uma cópia. "Acho que para mim foi esse Patchwork: costurar as minhas referências e não deixar de ter a minha cara, de maneira nenhuma, e não querer parecer um cosplay, uma fantasia de Rita. Não era essa a intenção, era realmente homenagear esse álbum que faz tanto sentido para mim e me divertir com a música."

Cleiby Trevisan

No Acústico MTV de Manu, há detalhes que enriquecem o show, como o figurino e estética dos anos 70, começando em um espaço diferente para depois ir para o palco principal e o pano azul como fundo em "Pirataria". Essas foram algumas ideias que Manu quis temperar em seu especial.

"Tudo isso são ideias minhas para tentar colocar pimenta no meu acústico, porque eu sou muito apaixonada pela maneira de contar história usando todas as ferramentas que tem no audiovisual. Então eu queria deixar isso impresso também no meu acústico", contou Manu.

FEATS E DESAFIOS

Cleiby Trevisan

Apesar do título, Manu Gavassi canta além do Fruto Proibido, adicionando outros hits de Rita Lee, como “Mutante” e “Lança Perfume”, e também suas músicas, como “Bossa Nossa” e “Gracinha”, que tem a participação de Tim Bernardes, vocalista da banda O Terno. Mas um dos pontos altos do show é em “Ovelha Negra”, em que Manu faz um dueto íntimo com Liniker.

Em entrevista, a cantora descreveu que houve uma "amizade instantânea" entre ela e a Liniker pela conexão tão intensa e profunda que tiveram nos ensaios. Manu disse que a participação dela ajudou a quebrar sua Síndrome da Impostora com o Acústico: “Se essa mulher, que eu admiro tanto, que é tão incrível, topou participar do meu projeto assim, eu devo ter algum valor, eu falei até isso para ela.".

Mesmo adicionando seu toque e jeitinho no especial, Manu optou por manter os mesmos tons das músicas originais, um desafio que a fez voltar para as aulas de canto. A artista também lembrou que a apresentação gerou medo e insegurança, pois sabia responsa de regravar um dos álbuns de rock mais importantes do Brasil - além de estar ou não afinado,é preciso entregar atitude.

"Para mim foi uma libertação e foi muito desafiador cantar esse álbum. Acho que para os meus próprios medinhos, inseguranças e zona de conforto, mas a partir do momento que eu topei e comecei a cantar e comecei a fazer, foi uma delícia e foi divertido", definiu Manu.

Aliás, diversão é algo que a própria Manu confessa que não sente em seu trabalho, por sempre controlar os mínimos detalhes, mas o Acústico MTV Fruto Proibido foi uma boa exceção. "Eu sou extremamente controladora com tudo que eu faço, para mim é muito difícil assim me soltar. Durante o show, eu lembro que olhei para cima e falei 'Caraca, eu tô me divertindo muito!'. Então acho que esse show me trouxe uma leveza até uma segurança que eu não lembro de ter de verdade."

Cleiby Trevisan

Durante a conversa, Manu relembrou seus mais de dez anos de carreira e contou que, quando era pequena, ela se desenhava em um palco vestindo uma calça boca de sino e com cabelo comprido - o que acabou se concretizando com especial.Ela ainda aproveitou para refletir sobre a artista e pessoa que tem se transformado ao longo dos anos.

"Eu estou dando orgulho e honrando a minha criança interior, eu já sou o que eu queria ser quando eu era mais nova. Então acho que essa resposta vale para a menina de headband cantando num trem em ‘Planos Impossíveis’. Eu honro a minha criança interior que sonhava com isso, eu honro a minha adolescente, a jovem mulher que eu fui me tornando a cada ano que passa a cada projeto. Eu sinto que eu honro as minhas vontades e quem eu sempre quis ser."

Acústico MTV: Manu Gavassi Canta Fruto Proibido estreia hoje (2) na Paramount+ e na MTV às 20h20

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.