Música

O Rock na Marvel: as idas e vindas da música no MCU

Marvel Studios tem investido cada vez mais na música
-

Quando o primeiro Homem de Ferro deu o pontapé inicial no Universo Cinematográfico da Marvel, em 2008, ele veio com um potencial tremendo para estabelecer uma franquia que colocava o peso na importância da música. O personagem, claro, não poderia ter um nome melhor, e o filme soube utilizar bem o clássico “Iron Man” do Black Sabbath, além de ter apostado nas faixas de AC/DC para o protagonista. Mas, infelizmente, não foi sempre que a Marvel Studios soube utilizar a música para acompanhar suas histórias.

A Marvel já foi criticada diversas vezes por não dar devida importância à criação e uso de trilha sonora original (veja mais). E no caso de trilhas sonoras não-originais, apesar de ter sido inconstante neste sentido, o estúdio já provou que tem a capacidade de criar momentos musicais. Em seus projetos mais recentes, a Marvel tem investido muito mais nisso, e principalmente desde Guardiões da Galáxia, o estúdio parece ter percebido o valor que o rock pode acrescentar à cena. Mas o caminho trilhado faz parte de todo um contexto que entregou nas mãos de cada diretor, uma liberdade maior para criação de seu próprio tom, inserido no universo compartilhado.

Depois do primeiro e segundo Homem de Ferro, onde a Marvel investiu muito bem no rock, a primeira fase do MCU – O Incrível Hulk, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador e Os Vingadores – e até o primeiro filme da segunda fase, Thor: O Mundo Sombrio, o rock foi absolutamente deixado para trás, como uma decisão válida do estúdio. Mas desde Capitão América: O Soldado Invernal, quando a Marvel colocou novamente o pé na música, os filmes ganharam muito com isso.

O Soldado Invernal já começa com o interesse de fazer a música chamar mais atenção ao inseri-la diretamente na narrativa. A partir do momento em que Sam Wilson indica o álbum Trouble Man, do Marvin Gaye, para que Steve Rogers se atualizasse no mundo de hoje, a Marvel fez uma nova introdução ao mundo da música nos filmes.

Guardiões da Galáxia foi o símbolo maior da música na Marvel até hoje, e ele veio em um momento bem claro em transições da Marvel Studios, e do estabelecimento de uma nova hierarquia dentro da empresa. O afastamento do CEO Ike Perlmutter (leia mais) foi, provavelmente, o que causou uma movimentação dentro da chefia que possibilitou mais liberdade aos diretores. Em uma matéria da Vanity Fair, James Gunn, explica os efeitos que o comitê criativo antigo da Marvel teve sobre o filme, relembrando com rancor como o braço de executivos quis que o diretor abandonasse a ideia de faixas dos anos 70 no filme: “eles eram um grupo de escritores de quadrinhos e brinquedos, que davam recomendações aleatórias”.  Na mesma matéria, Feige explicou que Guardiões da Galáxia provou exatamente o que a empresa sabia que daria certo, mas não havia testado até então: “Guardiões foi provavelmente o melhor exemplo do público aprovando os nossos instintos mais peculiares”. 

A liberdade dos diretores ficou muito clara nos filmes da terceira fase da MCU, que incorporaram novos estilos e abraçaram novamente uso de música popular, e em especial o rock. Homem-Formiga (ainda da fase dois) já trazia o som mais popular, tocando Commodores e The Cure, e Doutor Estranho já começa abrindo o caminho musical. O Dr. Stephen Strange já é introduzido como um fã de música, ouvindo Earth, Wind & Fire, e ouve Pink Floyd pouco antes de sofrer seu acidente de carro. Depois de Guardiões da Galáxia, Doutor Estranho foi o filme que mais usou a música como um modo de caracterização do protagonista no estúdio, e mesmo assim, deixou claro que ainda havia muito espaço para crescer.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar e Thor: Ragnarok continuaram e se aprofundaram na empreitada. O filme solo de Peter Parker no MCU fez a utilização da música muito bem e, apesar de usar o óbvio hit dos Ramones, “Blitzkreig Bop”, ele também introduziu belas faixas, desde Spoon a The Rolling Stones, com destaque a “Save It For Later”, do The Beat, na cena em que o herói se prepara para o baile da escola. Thor: Ragnarok, obviamente, dispensa recordações; desde o trailer o herói apostou e abusou muito bem de “Immigrant Song”, do Led Zeppelin, faixa que faz diversas referências à mitologia nórdica e há muito fazia falta na jornada do herói.

Pantera Negra foi um caso à parte, inovando em diversos sentidos e trazendo para o projeto um dos maiores nomes na música atual, Kendrick Lamar. E apesar de O Homem de Ferro também ter lançado um álbum de músicas inspiradas no herói, Black Panther: Music From and Inspired By trouxe artistas emergentes em uma curadoria especializada no filme, e permanece no top 10 da Billboard até hoje, sua oitava semana na lista. Pantera Negra foi o caso único de ter casado a história do herói com a sua trilha sonora, e a empreitada foi mais uma inovação da Marvel Studios na música que se provou bem-sucedida.

A evolução do uso de trilha sonora não original na Marvel passou por obstáculos mas parece fortemente sustentada atualmente. E se o histórico da terceira fase prova algo, é que a música popular tem tudo a ver com seus protagonistas – e ainda guarda boas promessas para o futuro.  

Leia mais sobre o MCU

Essa música é um espetáculo mas só foi usada no trailer. Se não me engano ficou de fora de Logan por ter sido considerada deprimente demais quando usada junto ao filme. Sei que eles optaram por The Man Comes Around, outra do Homem de Preto.

Podiscrer, muita boa essa fusão !

Um bom tema com um texto cheio de erros.. as vezes acho que os comentários aqui são chatos, mas as matérias tbm estão dando um prato cheio pra galera hehe..

Immigrant Song e a musica que a branca de neve canta e sherk 3 por que e bem parecido

Como q essa materia não cita Live to Rise do Soundgarden, feita especialmente pro Avengers?????

''Os Vingadores'' tem como tema Live To Rise do Soundgarden.

Gabriel sinceramente não compreendi seu comentário, por que a marvel está assassinando o cinema? Por que ela faz filme de super-heróis? Por que ela usa CGI? Por que você considera os filmes ruins? Por que sinceramente não acho que a Marvel esteja assassinando o cinema. Ademais, não é pq as pessoas são fãs da Marvel que tem "cabeça de ameba", vamos rever isso.

"inclusive... Thor Ragnarok.. chato com as piadinhas infames e infantis..." Eduardo Marques Rodrigues. Adulto responsável, com vida estável e uma SUV na garagem. Desconhece o que significa o termo "divertido", pois, como é muito adulto, não tem tempo pra isso.

"Minha sabedoria não ofende ninguém, a não ser que vc seja um justiceiro Social da causa dos Anões." Tiago, mais um çábio de internet.

Sua sabedoria me diverte. Por favor, continue.

É um erro aceitável. A Marvel começou a usar essa marca nos filmes licenciados, antes da Marvel Studios ser criada, e isso pode gerar uma certa confusão. Até hoje essa marca é usada, mas vem escrito só "Marvel" para os licenciados e "Marvel Studios" para os filmes do MCU.

Apesar de admitir que você está certo, pra mim mestre lee aparece no filme, no início surge aquele hq pra mim é marvel. Mas se tá certo ainda

Minha sabedoria não ofende ninguém, a não ser que vc seja um justiceiro Social da causa dos Anões.

MCU = Marvel Cinematic Universe = Universo Cinematográfico da Marvel. Ou seja, os filmes feitos pela Marvel Studios. A notícia é sobre o trabalho da Marvel Studios, que começou em 2008, com Homem de Ferro, não é sobre todos os heróis da Marvel.

Gostaria de um filme do Wolverine com 'Of Wolf And Man'.

Homem Aranha e Motoqueiro fantasma não são da Marvel?

E trouxe um trilha sonora original decente.

Sua resposta tem três letras: M C U. Está no título.

Pô, MARVEL, faltou um IRON MAIDEN pra fechar com chave de ouro.

inclusive... Thor Ragnarok.. chato com as piadinhas infames e infantis...

Sim... Spiderbait cantando "Gosth Rider in the Sky" quando eles estão rumando para enfrentar Mephisto... tem Rock... acho que os caras se esqueceram. Como citei no meu comentário, Homem-Aranha de 2002 (O verdadeiro spiderman) tem Aerosmith por exemplo, Ramones...

A trilha do Spawn é boa demais! Slayer e Teenager Riot é fantástica...

Bom, não sei qual o critério utilizado pelos caras do Omelete para considerarem SOMENTE o filme do Homem de Ferro como inicio do Heavy/Rock nos filmes... Acaso se esquecem do filme do Homem Aranha (2002) que temos SUN41, Ramones, Aerosmith...

Metallica tem várias músicas sobre Guerra, a Marvel Studios poderia aproveitar os caras e colocar na trilha sonora de Guerra Infinita!

Logan Johnny Cash com Hurt do NIN

"Se vc não consegue apreciar a bela arte do UFC de Anões tem quem aprecia não ache que esse mundo é seu." Tiago, mais um çábio de internet.

"Nunca aparei pra ver o nome, mas tem um lá que se veste de Leprechaun" Tiago, mais um çábio de internet.

"Não, não foi, agora anões não tem o direito de lutar pq vc tem algum pensamento justiceiro social sobre o assunto? va ver luta de anões no WWE é bem legal." Tiago, mais um çábio de internet.

"Anões brigando na rua me diverte, mas eu não vou pagar pra ver isso jamais...acho que quando estiver mais velho sim." Tiago, mais um çábio de internet.

"O fato que fazem uma matéria inteira defendendo a (falta) de qualidade na trilha sonora no MCU, só prova como essa geração engole qualquer coisa que a Marvel enfia goela abaixo, marvete tudo cabeça de ameba. É ruim e ponto. A Marvel tá assassinando o cinema e vocês aplaudem. Vergonha." Gabriel. Intelectual, sociólogo, padeiro e massagista for man.

"Sabe quando isso vai acontecer? Quando não tiver mais criança pra ver os filmes da Marvel. Ou seja, nunca. Nenhum filme dela vai ser além do de sempre: engraçadinho cheio das piadas e com classificação 10 anos." hehehe...

"É fato que a Marvel não sabe usar trilha sonora. Acho que Guardiões da Galáxia foi um dos poucos acertos, e ainda não acredito que desperdiçaram Immigrant Song com aquele l1x0 de Thor Ragnarok" hehehe...

Os Vingadores trouxe rock sim...

Sabe quando isso vai acontecer? Quando não tiver mais criança pra ver os filmes da Marvel. Ou seja, nunca. Nenhum filme dela vai ser além do de sempre: engraçadinho cheio das piadas e com classificação 10 anos.

É fato que a Marvel não sabe usar trilha sonora. Acho que Guardiões da Galáxia foi um dos poucos acertos, e ainda não acredito que desperdiçaram Immigrant Song com aquele l1x0 de Thor Ragnarok

Podem criticar mas se tem um filme de super-herói que pode ser associado a bandas de rock, esse filme é Spawn. É uma trilha sonora recheada de bons nomes como Metallica, Marilyn Manson, Silverchair, Tom Morello, KoЯn e Slayer. Se vasculharmos tb a franquia O Corvo encontramos The Cure, Stone Temple Pilots, Nine Inch Nails, Rage Against the Machine, The Jesus & Mary Chain, Pantera, Bush, White Zombie, Hole, Juliette Lewis, Static-X, Burton C. Bell e Danzig. Nos filmes do Batman já tivemos Siouxsie and the Banshees, U2 e Smashing Pumpkins Vale lembrar que no Hulk de Ang Lee havia uma música do Velvet Revolver, no primeiro filme dos Vingadores tinha uma inédita do Soundgarden e que o filme Logan ganhou ainda mais força com a voz e o talento do grande Johnny Cash Em tempo, amo essa cena da lista de Capitão América: O Soldado Invernal !

https://www.terra.com.br/diversao/geek/spielberg-bate-os-us-10-bilhoes-com-filme-jogador-n1,0365159ae20efb67537298d7c2ed3d92ktk779i0.html

Sem graça demais. Briga de cego é bem mais legal, sempre sobra pra platéia.

coisa sua mesmo

Daqui a pouco vão fazer uma máteria até do número do calçado que os heróis usam em batalhas kkkk

Em Capitão América: Guerra Civil eles perderam a oportunidade de usar a canção Civil War do Motorhead.

Ainda torço pra ver uma cena sangrenta e bem pesada do BlackHeart, Mephisto ou Ghost Rider nos cinemas, ao som de Vendetta, The Negative One, ou The Nameless, ambas do Slipknot. (Pena que será bem difícil disso rolar com a fofureza de classificação +12 anos da soberana D.)

Faltou uma menção honrosa à Luke Cage.

Mas ta me dando aquele negócio que o assunto já ta enjoando saca?

Nunca aparei pra ver o nome, mas tem um lá que se veste de Leprechaun

Mais uma pro baú das bobagens : Senhor Gabriel disse : A marvel está assassinando o cinema e vocês aplaudem. Impagável esses caras.

Tipo assim gigantes do ringue?

Não, não foi, agora anões não tem o direito de lutar pq vc tem algum pensamento justiceiro social sobre o assunto? va ver luta de anões no WWE é bem legal.

Se vc não consegue apreciar a bela arte do UFC de Anões tem quem aprecia não ache que esse mundo é seu.

Putz cara apaga que foi feio

Padrão omelete de "qualidade".

Por que será, né?..

Qdo o dcu honrar seus fãs irão rasgar também. Até vamos aproveitar o momento

Essa matéria tem tantos erros que nem deu vontade de ler tudo

Só que não.

putz.... em que mundo, anões brigando divertem ????? é cada um.....

Além de Immigrant Song Thor Ragnarok tem uma trilha bem interessante. Me lembrou um pouco Flash Gordon.

E com razão!

Anões brigando na rua me diverte, mas eu não vou pagar pra ver isso jamais...acho que quando estiver mais velho sim.

Nossa a internet inteira ta numa rasgação de ceda do MCU esse mês.

Só sei que me divirto muito com os filmes da Marvel. Enquanto eles me divertirem, vou continuar a pagar pelo ingresso.

Compositor no Estúdio Marvel não trabalha muito rsrsrs...

Rsrs

É pq todo mundo quer esquecer Iron Man 3 kkkkkkk

Eu ia falar tudo isso kkkkkk,que bom que notaram.

"e até o primeiro filme da segunda fase, Thor: O Mundo Sombrio" O primeiro filme da Fase 2 foi Homem de Ferro 3! Homem de Ferro 3 = 3 de Maio de 2013 (data americana) Thor o Mundo Sombrio = 8 de Novembro de 2013 (data americana).

Uiiii diferentona toda culta uma verdadeira amante da sétima arte nossa ....

bonzão mesmo é você hater de internet !

O que voce sugere? A sony fez jumanji, a warner fez pasme a liga, paranount com os star trek. E você vem culpar a marvel? Cara você se superou.

Vai lá e faz melhor, fera.

O fato que fazem uma matéria inteira defendendo a (falta) de qualidade na trilha sonora no MCU, só prova como essa geração engole qualquer coisa que a Marvel enfia goela abaixo, marvete tudo cabeça de ameba. É ruim e ponto. A Marvel tá assassinando o cinema e vocês aplaudem. Vergonha.

Deixa eles... eles não sabem o que fazem...

"Depois do primeiro e segundo Homem de Ferro, onde a Marvel investiu muito bem no rock, a primeira fase do MCU – O Incrível Hulk, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador e Os Vingadores – e até o primeiro filme da segunda fase, Thor: O Mundo Sombrio, o rock foi absolutamente deixado para trás, como uma decisão válida do estúdio." WTF? No primeiro Thor toca Walk do Foo Fighters por um baita período de tempo durante uma cena (ok, banda medíocre, mas ainda assim, rock). E em Vingadores, toca AC/DC (Shoot to Thrill) na cena de Munique quando o Stark chega pra intervir na luta Loki vs. Cap. [EDIT]- E o segundo Thor não é o primeiro filme da segunda fase, mas sim, Homem de Ferro 3 (nesse sim, a falta do rock foi uma ausência notável). O artigo em si é interessante, mas a falta da checagem dos fatos e da revisão do próprio texto, o deixa com ar de amador.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus