Música

Notícia

Rainha do pop japonês nos Estados Unidos

Rainha do pop japonês nos Estados Unidos

21.09.2004, às 00H00.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 04H11
Mais um importante nome do j-pop (a música pop japonesa) tenta o sucesso nos Estados Unidos (leia mais). A tarefa não é fácil, pois o mercado fonográfico ocidental é muito fechado a artistas estrangeiros, ainda mais orientais. Dentre os nomes que já foram lançados no mercado ocidental, há artistas consagrados como L´Arc~en~Ciel, Puffy Ami Yumi (da abertura do desenho dos Jovens Titãs), Dreams Come True, Chage & Aska, X, TM Revolution e alguns outros, sempre com resultados irregulares quando se pensa em atingir o grande público. Agora é a vez de Hikaru Utada, cantora pop que entrou para a História da música japonesa.

Nascida nos Estados Unidos em 1983, Hikaru Utada começou timidamente sua carreira como compositora e cantora aos treze anos, tendo lançado um álbum americano sob o nome artístico Cubic U. Estabelecida depois no Japão, estourou nas paradas locais com o álbum First love, que vendeu mais de 9 milhões de cópias desde seu lançamento em 1999. Hikki, como também é conhecida, é respeitada como compositora e se diferencia da maioria das pasteurizadas e angelicais cantoras pré-fabricadas que povoam o mundo do j-pop.

Agora, assinando apenas como Utada, a jovem artista tenta entrar firme no mercado de sua terra natal. Seu álbum Exodus foi lançado nos Estados Unidos na semana passada pela gravadora Island Records. O primeiro single divulgado ao público americano é "Easy breezy". Se fizer sucesso, pode até chegar por aqui.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.