A Academia do Oscar divulgou hoje que entregará Prêmios Honorários a Samuel L. Jackson, Elaine May e Liv Ullmann, além do Prêmio Humanitário Jean Hersholt a Danny Glover. A escolha dos homenageados foi decidida por votação.
“Estamos entusiasmados em apresentar o Prêmio dos Governadores deste ano a quatro homenageados que tiveram um impacto profundo no cinema e na sociedade”, disse o presidente da Academia, David Rubin.
“Sam Jackson é um ícone cultural cujo trabalho dinâmico ressoou em gêneros, gerações e públicos em todo o mundo, enquanto a abordagem ousada e intransigente de Elaine May para o cinema, como escritora, diretora e atriz, reverbera mais alto do que nunca entre os amantes do cinema. A bravura e a transparência emocional de Liv Ullmann dotaram o público de representações na tela profundamente comoventes, e a defesa de décadas de Danny Glover pela justiça e pelos direitos humanos reflete sua dedicação em reconhecer nossa humanidade compartilhada dentro e fora da tela”, acrescentou.
O Prêmio Honorário, uma estatueta do Oscar, é concedido "para homenagear uma distinção extraordinária em realizações de uma vida inteira, contribuições excepcionais para o estado das artes e ciências do cinema ou por serviços excepcionais à Academia".
Já o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, que também é uma estatueta, é concedido "a um indivíduo nas artes e ciências do cinema cujos esforços humanitários trouxeram crédito para a indústria".
A premiação está marcada para o dia 15 de janeiro de 2022.