A declaração dada no Twitter oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não será o último posicionamento da instituição em relação ao tapa dado por Will Smith em Chris Rock. Na tarde desta segunda-feira (28), segundo a Variety, a associação responsável pelo maior prêmio do cinema declarou que vai analisar o episódio formalmente.
"A Academia condena as ações do Smith no cerimônia da noite passada", disse um porta-voz da organização ao tabloide. “Iniciamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia".
Segundo o texto, é possível que o vencedor do Oscar por King Richard: Criando Campeãs enfrente algum tipo de sanção ou medida disciplinatória. De acordo com os padrões oficiais de conduta da AMPAS, toda e qualquer forma de abuso é categoricamente desaprovada.
Entretanto, a publicação deixou claro que Smith não corre riscos de ter sua vitória revogada.
- Oscar 2022: Tia Viv original de Um Maluco no Pedaço sai em defesa de Will Smith
- Oscar | Academia se pronuncia após tapa de Will Smith: "Não toleramos violência"
- Oscar 2022 | Chris Rock não prestará queixas contra Will Smith após tapa
Na madrugada desta segunda-feira (28), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se pronunciou sobre o tapa dado por Smith em Rock. "A Academia não tolera violência de qualquer forma. [...] Temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94.º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo", diz o comunicado.
Will Smith deu o tapa em Chris Rock após o comediante fazer uma piada com a mulher do ator, Jada Pinkett-Smith. Logo em seguida, os representantes de Smith aproveitaram o intervalo para chamar o ator para uma conversa, segundo a Variety.
Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Academia pelo episódio da agressão.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.