Falar de livros de fantasia das últimas décadas é falar sobre Cassandra Clare. A autora, que alcançou o sucesso mundial com a série Instrumentos Mortais, está prestes a embarcar em uma nova aventura na sua carreira: Clare está publicando seu primeiro livro de alta fantasia fora do universo dos Shadowhunters, intitulado O Portador da Espada. E as expectativas estão altas.
Durante sua passagem pela Bienal do Livro do Rio, a autora conversou com o Omelete sobre seu processo para construir universos ficcionais e fantásticos tão ricos em elementos. “Quando eu comecei a imaginar o universo dos Shadowhunters, eu sabia que gostaria que ele estivesse pelo mundo todo”, conta Clare. “Mesmo quando estava trabalhando em Cidade dos Ossos, o primeiro livro, eu sabia que gostaria de escrever As Peças Infernais e falar sobre o passado dos Shadowhunters, e eu queria que esse fosse um universo sobre o qual eu pudesse escrever por um longo tempo, porque realmente amo os personagens e o sistema mágico.”
E a vontade da autora se cumpriu: até agora, já são mais de vinte livros, dentre sagas e volumes únicos, só dentro do universo compartilhado de Caçadores das Sombras, incluindo o recente Corrente de Espinhos, lançado em fevereiro de 2023 e encerrando a trilogia As Últimas Horas. “Eu tentei desenvolver como um grande universo onde todo tipo de coisa pode acontecer. Então podemos ir para o Instituto de Shanghai e vai ser diferente, podemos ir para o Instituto no Rio e vai ter um tipo diferente de aventura”, completa Cassandra.
Agora, a autora começa um novo projeto do zero em O Portador da Espada, e parece empolgada com as possibilidades da alta fantasia. “É um mundo inventado, sabe, como Tolkien, como Game of Thrones”, explica. No livro, um garoto chamado Kellian é levado ainda criança de um orfanato para viver no palácio, onde ele é transformado em uma espécie de dublê do príncipe para protegê-lo de ameaças.
“Mas tem a relação dele com o príncipe. Eles são muito próximos, mas Kel sabe que seu trabalho é morrer por essa pessoa. Ele está crescendo, é mais velho agora, e começou a pensar que talvez haja uma vida além de simplesmente morrer no lugar do outro”, comenta a autora sobre a trama. A outra personagem é uma garota chamada Lin, membro de uma minoria que ainda é capaz de usar magia, o que ela faz como médica para curar as pessoas. “É claro que Kellian é ferido em um ataque ao príncipe, e ela vem ao palácio para tratá-lo. Então, eles engatam uma amizade que começa a mudar tudo”, conclui, sem dar muitos spoilers do lançamento.
O Portador da Espada chega ao Brasil pela Galera Record em novembro e é o primeiro volume de uma nova série.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários