Depois do Studio Ghibli, a Turma da Mônica é o novo alvo de imagens geradas por inteligência artificial via ChatGPT e ferramentas derivadas. Diversas montagens já são vistas nas redes sociais e o estúdio responsável pelos personagens promete tomar medidas a respeito.
Em nota divulgada à imprensa, va O Globo, o estúdio de Mauricio de Sousa informou o seguinte: "A MSP Estúdios reforça que o uso de qualquer elemento relacionado aos personagens está protegido por leis de direito autoral e propriedade intelectual. Não autorizamos a criação de conteúdos que violem esses direitos, nem admitimos associações com discursos de ódio, desinformação ou práticas que contrariem os valores da empresa. Há mais de 60 anos, defendemos a ética e o compromisso com a cultura e agiremos sempre que esses princípios forem desrespeitados. Reconhecemos o valor da inteligência artificial como ferramenta de experimentação e inovação, mas reforçamos que ela deve atuar como apoio, e não substituição, à criação artística. Quando tenta reproduzir o traço da Turma da Mônica, a IA apenas ecoa, de forma limitada, uma linguagem visual única, construída ao longo de décadas pelos artistas da MSP Estúdios. Mais do que um estilo, esse traço carrega narrativas, emoções e a sensibilidade humana, algo que nenhum algoritmo consegue replicar por completo".
- Studio Ghibli x IA | O que Hayao Miyazaki pensa sobre o tema?
- Ghibli Fest | Sato Company anuncia festival do Studio Ghibli após trend
Vale lembrar que a geração de imagens via IA, como é hoje, se apoia em trabalhos artísticos coletados online, seja de pessoas e estúdios famosos ou de artistas menos conhecidos. É comum que ocorram críticas quanto à prática, já que este tipo de ferramenta pode ser associado a uma apropriação indevida.
O uso de IA para criar animações e outros elementos de obras, sejam audiovisuais ou não, tem sido uma das principais discussões da indústria cinematográfica. Diretores, atores, roteiristas e dubladores já se manifestaram a favor ou contra as ferramentas, um problema que ainda deve render por alguns anos.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários