Kazuo Koike, conhecido pela criação e roteiro do mangá Lobo Solitário, morreu aos 82 anos. A informação foi confirmada nas redes sociais do artista, afirmando que ele morreu no último dia 17 após ser internado por uma pneumonia.
かねてより入院療養中であった小池一夫は肺炎により4月17日永眠いたしました。
— 小池一夫 (@koikekazuo) April 19, 2019
生前は多くの方々に小池一夫と小池一夫作品を愛していただき、心より感謝申し上げます。
なお故人の遺志により葬儀は親族のみで執り行いました。
皆様には大変お世話になり、ありがとうございました。
"Kazuo Koite, que estava hospitalizado há um longo tempo, morreu em 17 de abril devido a uma pneumonia. Obrigado a todos que amaram Koite. O funeral foi realizado apenas para a família, de acordo com a vontade de Koite. Obrigado a todos vocês".
Koite nasceu em Akita, no Japão, em 1936. No começo de sua carreira, trabalhou em parceria com Takao Saito no mangá Golgo 13, lançado em 1968.
No começo da década de 70, o artista fez uma parceria com Goseki Kojima e publicou seu trabalho mais conhecido até hoje, o mangá Lobo Solitário. A história fez tanto sucesso que o próprio Kazuo produziu um filme em 1992 adaptando a história.
Em 2003, Kazuo também trabalhou para a Marvel por um breve período, ajudando no roteiro de X-Men Unlimited #50. Em 2013, o Omelete entrevistou o artista para falar sobre a segunda temporada do mangá Lobo Solitário - confira aqui.