O quadrinista Mauricio de Sousa perdeu a votação da cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras, que aconteceu nesta quinta-feira (27). Ele não superou o filólogo Ricardo Cavaliere, que teve 35 votos.
O cartunista, criador da Turma da Mônica, teve 2 votos. Disputavam também o escritor Joaquim Branco, o escritor Eloi Angelos G. D'Arachosia, e o advogado José Alberto Couto Maciel. Outro postulante ao cargo era o jornalista, produtor de TV e escritor James Ackel, que criticou Sousa em diversas ocasiões, afirmando que o que ele fazia não era literatura, e menosprezou os quadrinhos.
Sousa disputava a cadeira que era da acadêmica Cleonice Berardinnelli, morta em janeiro de 2023. O patrono da cadeira 8 (o escritor escolhido como homenageado) é o poeta Cláudio Manoel da Costa. O primeiro a ocupá-la foi Alberto de Oliveira.
Essa eleição da Academia Brasileira de Letras foi a segunda que também utilizou urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio.
O criador da "Turma da Mônica" e de vários outros personagens de história em quadrinhos é membro da Academia Paulista de Letras. Por lá, ele ocupa a cadeira 24 e foi eleito em 2011.
****
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.