Os leitores brasileiros vão conhecer o final da história de Peter Pan criada pelo quadrinista francês Régis Loisel. O último volume da HQ será publicada ainda neste mês pela editora Nemo. Na conclusão da história, o autor mostra por que o personagem não quer crescer e como ele chegou à Terra do Nunca.
peter pan
O clássico livro de J.M. Barrie se transformou em uma história sobre os órfãos londrinos do final o século XIX, que lembra muito os trabalhos do escritor Charles Dickens. Neste último volume, a trama faz referências aos crimes de Jack, o Estripador, matador que aterrorizou a cidade de Londres na mesma época.
A visão de Loisel para este personagem tradicional rendeu ao quadrinista o Grand Prix do Festival de Angoulême, em 2003. E a série foi um sucesso de vendas na Europa: no total, foram mais de um milhão de exemplares vendidos.
Peter Pan é uma dos trabalhos mais famosos de Loisel. O quadrinista lançou A Busca do Pássaro do Tempo, entre 1983 e 2010, considerada hoje um clássico da fantasia heroica. Sua HQ Pyrénée, sobre uma garota que vai morar no alto dos Montes Pirineus com um urso, é outra obra de Loisel bastante elogiada. O quadrinista também trabalhou para a Disney na produção de Atlantis e Mulan.
A obra foi lançada em seis volumes na Europa, entre 1990 e 2004, e reunida em três edições pela Nemo aqui no Brasil. O terceiro tem 104 páginas, capa dura e custa R$ 69.