Filmes

Notícia

George Lucas anuncia aposentadoria dos blockbusters

Cineasta diz que não voltará a Star Wars e aos fãs que gritam com ele

17.01.2012, às 21H30.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

“Estou me aposentando. Estou saindo da indústria, da empresa, de tudo isso”, declarou, em uma entrevista ao NY Times o cineasta George Lucas.

George Lucas

None

Não é a primeira vez que o criador de Star Wars acena com a possibilidade, mas desta vez as razões parecem mais sérias. Lucas falou bastante sobre como esperava que Red Tails, seu novo filme, fosse um épico em três partes sobre o treinamento dos pilotos Tuskegee, os combates aéreos na Europa e a atmosfera racista que esses soldados enfrentaram no pós-guerra, mas devido ao estado do mercado e como a distribuições das produções é realizada teve que se contentar com esse "tipo de... filme para entretenimento". Sem apoio de distribuidoras - todos os estúdios recusaram o drama de guerra - a produção precisou focar-se nas cenas de ação e contentar-se com um lançamento independente, do próprio bolso de Lucas.

O diretor espera agora realizar filmes pequenos e pessoais. Longe de toda a máquina em que a Lucasfilm se transformou.

Red Tails é o último dos filmes de longa produção que ele quer realizar", comentou o produtor Rick McCallum. "Ele terminou todos os projetos que queria fazer e planejou para sua carreira. Agora, depois de algum descanso, ele pode se dedicar ao próximo capítulo de sua vida. 'Ok, agora que tipo de filmes eu quero fazer?' é isso que esperamos ansiosamente que ele responda futuramente".

Lucas, porém, não descarta voltar para o quinto Indiana Jones, mas parece que deixará a série de televisão de Star Wars e todos os futuros projetos relacionados à franquia para outras pessoas. "Por que eu faria outros filmes se todo mundo grita comigo e diz que sou uma pessoa terrível?" E vai além: "Para todos os que ficam reclamando na Internet sobre as minhas mudanças em Star Wars, digo 'Tudo bem', mas é meu filme. Com o meu nome. Fui eu que o fiz e ele precisava ser feito como eu quis fazê-lo".

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.