O secretário de Direitos Autorais, Marcos Souza, participou do painel do Ministério da Cultura no Rio2C 2023, nesta quarta-feira (12), e falou sobre a relação entre propriedade intelectual e Inteligência Artificial (IA). Souza ressaltou a dificuldade de regulamentar as políticas envolvendo robôs.
Segundo o secretário, é importante para o país começar a estudar formas de regulamentar peças e composições criadas por IAs generativas, como o ChatGPT. Com simples comandos, esses softwares podem criar ou recriar desenhos ou composições musicais.
Entretanto, existe uma linha tênue entre a criatividade e a base que essas inteligências utilizam. Segundo Souza, "é importante definir as regras para isso" e saber quando é correto creditar e quem creditar quando um robô cria algo e diferenciar quando o resultado apenas é a reprodução de arte já existente.
Vale ressaltar que esse debate ainda está em fase inicial e o ministério ainda não definiu as regras para essas situações.
*O repórter viajou a convite do Rio2C
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.