No Rock in Rio, Demi Lovato mostra turnê em que abraça de vez o rock

Créditos da imagem: Reprodução

Música

Artigo

No Rock in Rio, Demi Lovato mostra turnê em que abraça de vez o rock

Performance é marcada por relação de intimidade com os fãs

Omelete
3 min de leitura
05.09.2022, às 09H04.

O figurino todo preto, com tachinhas e correntes, e a guitarra estilosa deixaram claro, desde o primeiro minuto, que a Demi Lovato que pisou no Palco Mundo do Rock in Rio 2022, neste domingo (4), foi a mesma que decretou, não faz muito tempo, o funeral de sua era pop. Mas a imagem é só um detalhe. É no som e na fúria das letras do álbum Holy Fvck, lançado em agosto, que a atual turnê da cantora busca sua identidade, abraçando de vez o rock nas novas músicas e conferindo arranjos mais pesados a sucessos de sua carreira.

Demi gosta de dizer que está "voltando às raízes", referindo-se à sonoridade de seus dois primeiros álbuns de estúdio. Nesse processo, recria hits como "Sorry not Sorry", "Heart Attack" e "Cool for the Summer" numa pegada mais roqueira, ao lado de sua banda 100% feminina, formada por Nita Strauss (guitarra), Leanne Bowes (baixo), Brittany Bowman (bateria) e Dani McGinley (teclado).

A proposta foi mais do que aceita pelos fãs, que tinham na ponta da língua as letras das canções mais recentes, como "Holy Fvck", "Freak" e "Substance", escolhidas para a abertura do show, e deliravam ao reconhecer os primeiros acordes de antigos hits, como "Confident" e "La La Land".

Também houve espaço para a suavidade no show. As baladas "Don't Forget" e "Skyscraper" - quando o público atendeu o pedido da cantora e iluminou a Cidade do Rock seus celulares - foram alguns dos pontos altos da apresentação, que encerrou a etapa brasileira da turnê, após passar por São Paulo e Belo Horizonte.

Os agudos precisos da intérprete se encaixam perfeitamente em números como a execução feroz de "Eat Me" (que teve a participação ao vivo de Royal & the Serpent), ou em performances mais sarcásticas, como "29". Mas é provável que eles não tivessem tanta potência sem a ajuda da Demi compositora, que transforma experiências pessoais e dolorosas em letras cruas, diretas e capazes de estabelecer uma relação tão profunda com seu público.

Ao menos é essa a sensação de quem assiste a um show da artista em meio a um grupo de lovatics (como são chamados seus fãs). Obviamente o frisson de estar perto do ídolo existe ("Você está respirando o mesmo ar que ela", comentava uma admiradora incrédula), mas há também uma ligação que talvez escape a quem não está inserido nessa dinâmica. "Estou feliz por vê-la viva", dizia, emocionada, outra jovem, uma entre tantas que cresceram junto com a própria Demi.

Não é segredo pra ninguém que a cantora, hoje com 30 anos recém-completados, atravessou momentos turbulentos, como a overdose que quase tirou sua vida em 2018, e que essas experiências perpassam, em diferentes níveis, suas canções. A relação de intimidade que Demi desenvolveu com seus fãs talvez seja o elemento mais rock'n'roll de sua trajetória artística.

Setlist

Holy Fvck
Freak
Substance
Eat Me
Confident
Here We Go Again
Remember December
La La Land
La La
Don't Forget
The Art of Starting Over
4 Ever 4 Me
Iris
Sorry Not Sorry
City of Angels
Skyscraper
29
Heart Attack
Skin of my Teeth

Bis:
Happy Ending
Cool for the Summer

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.