Adolescência, a nova série da Netflix, fala sobre um assassinato na Inglaterra em que o principal suspeito é um jovem de 13 anos. Estrelado e criado por Stephen Graham, o projeto é inteiramente apresentado em plano-sequência, ou seja, gravado em apenas "um tomada", e já está entre os mais assistidos da plataforma no dia da estreia.
Agora, o Omelete explica detalhes da história, se ela é baseada em um caso real e quais os significados do final da série. Confira!
Adolescência é baseada em caso real?
Stephen Graham, um dos protagonistas e também criador da série, garante que a série não é baseada em um caso específico, mas tem inspiração em muitas situações que ele mesmo viveu na Europa quando era adolescente. Afinal, Adolescência traz elementos que remetem ao mundo real, como problemas familiares e crimes em escolas envolvendo crianças e adolescentes.
Adolescência: quem é o culpado do crime?
No fim da série, descobrimos que não só Jamie é o principal suspeito e que foi pego nas câmeras do estacionamento assassinando Katie, como ele decide se declarar culpado. O roteiro deixa claro desde o começo que, por mais que Jamie tenha sido pego em flagrante, não ter a arma do crime é uma questão importante - só não é, para o texto em si, mais importante do que discutir o papel da família, dos amigos e da internet no entorno de todo o caso.
Adolescência: qual é o significado do final da série?
Assim como no primeiro episódio, Adolescência explora cada detalhe das relações que permeiam o caso de Jamie. No último e derradeiro, acompanhamos a família no dia do aniversário do pai, vivido por Stephen Graham, e no meio das prováveis comemorações testemunhamos problemas que o crime trouxe à família. A van de trabalho é pichada e os adolescentes os perseguem até uma loja de conveniência.
Lá dentro, Eddie encontra um jovem que faz um discurso semelhante aos colegas de Jamie, culpando Katie e dizendo que a polícia não tem provas suficientes para incriminá-lo - dessa forma, a série reforça a ideia de que o entorno da comunidade e redes sociais alimentam conspirações e visões que culpam a vítima, ignoram atitudes e exploram o enfraquecimento de instituições para que movimentos como os de incels seja cada vez mais forte.
No final de episódio, Eddie e Manda têm uma longa conversa no quarto na qual avaliam de forma relutante a culpa deles na criação de Jamie, a ausência na relação do jovem com a internet e, por fim, entendem que têm uma parcela significativa de culpa, apesar de não ser uma questão simples.
O que faz de cada episódio especial?
Todos os episódios de Adolescência é filmado em apenas um take, um grande plano-sequência. Isto é, sem cortes ou intervalos entre cada cena. A direção garante que este é um "plano-sequência verdadeiro", e não com cenas montadas para parecer um plano-sequência.
Quantos episódios tem a série?
Adolescência já está completa na Netflix em 4 episódios, com cerca de 40 a 60 minutos cada.
Adolescência vai ter 2ª temporada?
Stephen Graham descartou a possibilidade de um prelúdio, mas deixou aberta a possibilidade de continuar a série. "Há a possibilidade de desenvolvermos uma nova história", disse o criador.
Esperando a notícia ser requentada e upada hoje.
Por que o Omelete repete essa notícia TODO DIA?
Serio mesmo? Precisa explicar o obvio hj em dia pra geracao Zoomer?