Séries e TV

Artigo

Cavaleiros do Zodíaco | Saiba como foi a exposição que reuniu as 12 armaduras de ouro em tamanho real

Complete Works of Saint Seiya foi exposição comemorativa dos 30 anos do mangá no Japão

04.07.2016, às 13H56.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H34

Nota do Editor: Em visita ao Japão, o leitor Raphael Picorelli visitou a exposição Complete Works of Saint Seiya, que reuniu as 12 armaduras de ouro em tamanho real para comemorar os 30 anos de Cavaleiros do Zodíaco, após ler a notícia no Omelete. Segue abaixo o relato do Raphael com fotos do evento:

A exposição foi realizada no distrito de Akihabara, em Tokyo, famoso por seus comércios de eletrônicos e por ser o centro da cultura de mangás e animes da capital japonesa. Visitei a exposição já no terceiro dia após a abertura e, apesar de um longo esquema de filas, aguardei apenas quinze minutos para entrar.

A primeira ala, onde fotografias não eram permitidas, abrigava uma extensa coleção de desenhos e esboços do criador da série, Masami Kurumada. Era possível apreciar a riqueza dos detalhes empregados em cada desenho na página dos quadrinhos. A tinta preta sobre o esboço a lápis ainda estava aparente e os famosos efeitos dos combates eram evidenciados com o uso de tinta branca.

Já na segunda ala, uma nova fila surgia e os visitantes eram encaminhados para cabines individuais, cujas informações apenas em japonês não permitiam antecipar o que ocorria. Ao entrar, um monitor filmava o visitante e mostrava sua imagem enquanto setas no chão indicavam onde deveria permanecer.

Em seguida, uma caixa de armadura surge no monitor, em frente à imagem do visitante , e ao mover os braços, a caixa se abre e as partes da armadura (que agora identifico como sendo a de Pégaso) se encaixam na imagem no monitor. As partes se movem a medida que o visitante se move, e em seguida instruções surgem pedindo para repetir uma sequência de movimentos com os braços, para executar a técnica dos Meteoros de Pégaso, do protagonista Seiya.

Na terceira ala um cinema convidava os visitantes a assistir episódios do Anime. Em seguida, veio o carro chefe da exposição: as doze armaduras de ouro em tamanho real. Estavam elas perfiladas lado a lado, ricas em detalhes, e com total semelhança a versão do anime. Ao fundo, havia um painel exibindo a imagem da deusa Atena (Saori Kido), as doze casas do santuário e o famigerado relógio de fogo.

None

Gastei um bom tempo observando cada uma delas, lembrando de assistir a saga das doze casas no início dos anos 1990 na extinta tevê manchete, imaginando que legal seria um filme em live-action com essas armaduras.

Na última ala, estava exposta uma ampla coleção de action figures da franquia. Havia diversos modelos, personagens e um incrível diorama com as doze casas do santuário e as lutas mais importantes ocorrendo nelas ao mesmo tempo. Ao fim da exposição, havia a indispensável lojinha, onde tentei sem sorte levar um pequeno Seiya trajando a armadura de Sagitário (porém havia esgotado).

Excelente experiência, altamente recomendada! Seria bem legal ver essa exposição tomando asas para outros países além do Japão, onde a franquia também é aclamada pelos fãs. 

No Brasil, a armadura de Leão deu as caras em suas duas versões, normal e divina, durante a CCXP - Comic Con Experience em 2014. A Toei Animation, estúdio responsável por Cavaleiros do Zodíaco, vai participar da CCXP 2016 saiba mais.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.