Nota do Editor: Em visita ao Japão, o leitor Raphael Picorelli visitou a exposição Complete Works of Saint Seiya, que reuniu as 12 armaduras de ouro em tamanho real para comemorar os 30 anos de Cavaleiros do Zodíaco, após ler a notícia no Omelete. Segue abaixo o relato do Raphael com fotos do evento:
A exposição foi realizada no distrito de Akihabara, em Tokyo, famoso por seus comércios de eletrônicos e por ser o centro da cultura de mangás e animes da capital japonesa. Visitei a exposição já no terceiro dia após a abertura e, apesar de um longo esquema de filas, aguardei apenas quinze minutos para entrar.
A primeira ala, onde fotografias não eram permitidas, abrigava uma extensa coleção de desenhos e esboços do criador da série, Masami Kurumada. Era possível apreciar a riqueza dos detalhes empregados em cada desenho na página dos quadrinhos. A tinta preta sobre o esboço a lápis ainda estava aparente e os famosos efeitos dos combates eram evidenciados com o uso de tinta branca.
Já na segunda ala, uma nova fila surgia e os visitantes eram encaminhados para cabines individuais, cujas informações apenas em japonês não permitiam antecipar o que ocorria. Ao entrar, um monitor filmava o visitante e mostrava sua imagem enquanto setas no chão indicavam onde deveria permanecer.
Em seguida, uma caixa de armadura surge no monitor, em frente à imagem do visitante , e ao mover os braços, a caixa se abre e as partes da armadura (que agora identifico como sendo a de Pégaso) se encaixam na imagem no monitor. As partes se movem a medida que o visitante se move, e em seguida instruções surgem pedindo para repetir uma sequência de movimentos com os braços, para executar a técnica dos Meteoros de Pégaso, do protagonista Seiya.
Na terceira ala um cinema convidava os visitantes a assistir episódios do Anime. Em seguida, veio o carro chefe da exposição: as doze armaduras de ouro em tamanho real. Estavam elas perfiladas lado a lado, ricas em detalhes, e com total semelhança a versão do anime. Ao fundo, havia um painel exibindo a imagem da deusa Atena (Saori Kido), as doze casas do santuário e o famigerado relógio de fogo.
Gastei um bom tempo observando cada uma delas, lembrando de assistir a saga das doze casas no início dos anos 1990 na extinta tevê manchete, imaginando que legal seria um filme em live-action com essas armaduras.
Na última ala, estava exposta uma ampla coleção de action figures da franquia. Havia diversos modelos, personagens e um incrível diorama com as doze casas do santuário e as lutas mais importantes ocorrendo nelas ao mesmo tempo. Ao fim da exposição, havia a indispensável lojinha, onde tentei sem sorte levar um pequeno Seiya trajando a armadura de Sagitário (porém havia esgotado).
Excelente experiência, altamente recomendada! Seria bem legal ver essa exposição tomando asas para outros países além do Japão, onde a franquia também é aclamada pelos fãs.
No Brasil, a armadura de Leão deu as caras em suas duas versões, normal e divina, durante a CCXP - Comic Con Experience em 2014. A Toei Animation, estúdio responsável por Cavaleiros do Zodíaco, vai participar da CCXP 2016 - saiba mais.