David Letterman está de volta. Depois de dois anos de hiato, o apresentador retorna ao protagonismo em seu próprio programa de entrevistas na Netflix. My Next Guest Needs No Introduction (ou O Próximo Convidado Dispensa Apresentação em português) terá seis episódios, um por mês - e o primeiro, que coloca o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama frente a Letterman, já está disponível no serviço de streaming.
Mais despojado, fugindo completamente do clássico formato estabelecido nos talk shows noturnos americanos, o programa explora uma das melhores qualidades de Letterman: as entrevistas. Mas para entender melhor a relevância de uma produção como My Next Guest, é preciso conhecer melhor seu apresentador.
Tido como referência absoluta entre os atuais apresentadores de talk shows, Letterman começou sua jornada no segmento em 1982, no Late Night. O programa vinha logo depois do Tonight Show with Johnny Carson, uma das mais consagradas versões do programa, apresentado por aquele que é hoje conhecido como "o pai do late night", Johnny Carson.
Assim como Letterman influenciou seus sucessores, foi Carson quem não só influenciou Letterman, mas o incentivou e acabou virando seu mentor. A importância de Carson na vida de Letterman era tão grande e intensa que, depois de se aposentar, Carson enviava piadas que Letterman geralmente usava em seu monólogo de abertura, comumente acompanhadas de um gesto imitando uma tacada de golfe - marca registrada de seu mestre.
Em 1992, entretanto, quando Carson se aposentou, era esperado por todos - principalmente pelo próprio Carson - que Letterman o sucedesse. Não foi bem o que aconteceu. A NBC, emissora responsável pelo programa, decidiu contratar Jay Leno para substituir o lendário apresentador - que não ficou satisfeito com a desfeita. Sendo assim, Letterman também deixou o canal e seguiu para a CBS, onde criou e apresentou o Late Show por 22 anos seguidos.
Apesar de ter seguido praticamente sem percalços até agora, a carreira de Letterman sofreu um grande baque em 2009, quando uma ameaça de extorsão o levou a assumir em um monólogo que ele tinha tido relações íntimas com funcionárias suas enquanto casado. Alguns dias depois da declaração, Letterman dedicou um segmento de seu programa para se desculpar de sua esposa e sua equipe.
A longa carreira de Letterman foi composta por inúmeros convidados importantes, como presidentes, atores e atrizes, colegas apresentadores, entre vários outros nomes importantes. Porém, com o novo formato e com os convidados já escolhidos para compor essa sua nova etapa na jornada televisiva - George Clooney, Malala Yousafzai, Howard Stern, Jay-Z e Tina Fey, que representam diferentes assuntos e aspectos a serem abordados num projeto como My Next Guest -, Letterman promete ser ainda mais ácido em suas perguntas, sem deixar nada para trás. Está de volta um dos melhores da TV.