[Atenção: este post contém spoilers do final de Difamação]
Depois de uma temporada que cativou espectadores do começo ao fim, Difamação finalmente lançou seu último episódio nesta sexta-feira (8) no Apple TV+ e revelou a verdade sobre o que aconteceu entre Catherine Ravenscroft (Leila George D'Onofrio/Cate Blanchett) e Jonathan Brigstocke (Louis Partridge) no passado.
Na série de Alfonso Cuarón, passamos boa parte dos capítulos acompanhando a história pelos olhos do pai de Jonathan, Stephen (Kevin Kline), e do livro escrito por sua esposa, Nancy (Lesley Manville), que colocava Catherine como uma predadora sexual responsável por seduzir o menino de apenas 19 anos e, no dia seguinte, assistir enquanto ele morria após ter salvado o filho dela.
No entanto, no último episódio, Catherine finalmente obriga Stephen a ouvir sua versão da história, implorando para que, assim, ele pare a perseguição contra ela e sua família. É então que Catherine conta que Jonathan, na verdade, a estuprou. Ele a seguiu até seu hotel depois de vê-la na praia pela primeira vez, observou enquanto ela jantava sozinha no bar do hotel e, por fim, invadiu seu quarto quando ela subiu para dormir.
A jornalista vivida por Blanchett revela que o garoto passou mais de três horas e meia no quarto, obrigando-a a fazer tudo o que ele queria enquanto a ameaçava com uma faca. Foi por isso que ela posou para as fotos dele, que depois foram usadas por Nancy para incriminá-la. Catherine revela que foi por conta dos eventos daquela noite que ela acabou caindo no sono na praia no dia seguinte, o que levou seu filho, Nicholas, de apenas 4 anos na época, a entrar no mar com o bote inflável e precisar ser resgatado.
Já a morte de Jonathan foi, de fato, como o livro conta. Ele realmente foi atrás de Nicholas na água e foi o primeiro a chegar até o bote. Depois de puxar o barquinho pela pior arrebentação do mar, outros homens se juntaram a ele, mas ele acabou ficando para trás. Catherine chegou a vê-lo pedindo socorro, mas não se manifestou – não por querer guardar o segredo de um “affair”, mas, sim, por aquele homem ser seu abusador.
A versão de Catherine é corroborada para o espectador ao descobrirmos o verdadeiro motivo que levou a namorada de Jonathan a desistir da viagem pela Itália no começo da série. O livro de Nancy afirmava que ela voltou para o Reino Unido por conta da perda de uma tia, mas assistimos a uma memória de Stephen de quando a mãe de Sasha (Liv Hill) ligou para a família falando que Jonathan teria feito algo contra ela. Nancy não deu muita atenção na época, mas o caso ficou na memória de Stephen.
Na conversa com Stephen, Catherine ainda revela que nunca contou o que realmente aconteceu para Nancy mesmo após ter sido procurada pela mulher porque não via ponto em estragar a memória da mãe sobre o filho que já havia morrido. Ela também conta que, quando voltou de viagem, descobriu que estava grávida. Sem saber se o feto era fruto do estupro ou não, ela decidiu encerrar a gravidez.
Inicialmente, Stephen não quer acreditar na grande inimiga e parte para o hospital em que Nicholas está internado, sua ideia dele é matar o filho da jornalista assim como ela causou a morte do filho dele.
No entanto, ao chegar lá, Stephen observa Nicholas chamar pela mãe e se dá conta de que ela provavelmente estava falando a verdade. Ele se desculpa e conta toda a verdade para o marido dela, Robert (Sacha Baron Cohen). Catherine finalmente é absolvida, mas decide pedir o divórcio pela reação do parceiro, que ficou aliviado por ela ter sido abusada sexualmente em vez de tê-lo traído.