A jornada de Anne Lister não foi fácil. No século 19, a mulher que vivia abertamente como lésbica registrou sua vida em diários, mostrando o cotidiano de alguém que sempre lutou por uma sociedade mais igualitária. Sua história chegou à TV em Gentleman Jack, série da HBO que narra sua história através da protagonista interpretada por Suranne Jones.
A atriz, que é o grande destaque da série, conversou com o Omelete sobre seu processo criativo para levar às telas uma representação fiel da personagem. Confira abaixo 5 motivos que fizeram esta performance ser tão marcante, nas palavras da própria atriz:
A descoberta da história de Anne Lister
“Não conhecia muito sobre ela, porém quando consegui o papel, fui atrás de absolutamente tudo. Os roteiros eram tão incríveis… Eu só fiquei pensando ‘como as pessoas podem não saber sobre essa mulher?’, porque ela é incrível. Porém, acho que agora é a época certa para contar a história dela por completo e do jeito correto” afirma Suranne Jones
A preparação para o papel
“Fui atrás de todos os livros sobre ela, documentários, dissertações… Além disso, comecei a fazer academia pois sabíamos que Anne Lister era bem forte. Conversei com a produção sobre o quão “masculina” eu ficaria para o papel, portanto também fiz exercícios para ampliar meus ombros. Confundiam muito ela com um homem pelo seu jeito e sua voz profunda, então treinei muito para que isso soasse natural quando eu a interpretasse."
"Depois de um tempo, meu maquiador até disse que poderia me ‘ouvir chegando de longe por conta do andar de Anne Lister’ que tenho agora, me acostumei a andar como ela. E claro, perguntei para todas as lésbicas que conheço tudo sobre seus relacionamentos, sobre como elas saíram do armário, como se relacionam sexualmente, e mais. No fim, nunca me sinto completamente preparada para viver Anne Lister, porque ela era muito icônica”, explica a atriz.
A representação LGBTQ+ na TV
“Gosto quando as pessoas olham e dizem "Oh, sou eu", seja uma garota querendo sair do armário ou seja uma mulher bem resolvida sentada com a sua esposa. Já tivemos muitas representantes como eu, muitos representantes homens também... É muito importante termos uma representação igualitária e justa das pessoas da sociedade.”
A relação com as mulheres no set
“O relacionamento com as diretoras no set foi muito importante. Sim, eram todas mulheres. Isso foi ótimo porque você poderia realmente falar sobre as nuances e complexidades que às vezes você não pode expressar. Ao falar com uma mulher, elas simplesmente entendem o que você quer dizer. Eu achei incrível, foi uma atmosfera incrível nas gravações” diz Suranne Jones
A admiração pela personagem
“Ela certamente seria famosa se ela estivesse aqui em 2019. O fato dela vestir o que ela vestia, defender o que ela defendia... Ela era capaz de dizer: ‘Eu tenho uma voz e serei ouvida’. Ela é vulnerável, corajosa e absolutamente inteligente”, completa a protagonista de Gentleman Jack.